Por Memória Globo

Acervo/Globo

Os anos 1970 são o momento em que a televisão se profissionaliza e expande, em rede, por todo o território brasileiro. Revela-se um esforço de aprimoramento das qualidades técnica e estética. As telenovelas caem no gosto do público, tornam-se líderes de audiência, catalisadas pelo sucesso de 'Irmãos Coragem', mais assistida do que a final da Copa do Mundo de 1970. Ao mesmo tempo, assistir a novelas em faixas de horário específicas, principalmente devido à consolidação do conceito de grade de programação na Globo, torna-se hábito popular. O 'Jornal Nacional' lidera a audiência no horário nobre. A estreia de programas jornalísticos, como o 'Fantástico' e o 'Globo Repórter', demarca um novo lugar para o jornalismo na televisão brasileira. A censura aos meios de comunicação e informação incide sobre produtos de dramaturgia, jornalismo, shows e variedades – seja sob forma de censura prévia, autocensura ou de presença de censores em algumas redações e estúdios.

“Estávamos muito habituados com a forma artesanal de realizar um espetáculo. Fazíamos televisão como fazíamos teatro. Era um teatro televisado. Com o videoteipe, começou-se a se criar uma nova linguagem de atuação em televisão. E aí foi entusiasmante, porque começava a existir uma programação diferenciada, facilitou e muito a realização. Foi ampliando a condição de aperfeiçoamento para as realizações dos espetáculos de televisão.”
— Nicette Bruno, atriz.

1970

O campeonato mundial de futebol do México, em junho, foi um marco na história da televisão brasileira. Pela primeira vez, os telespectadores puderam assistir à transmissão dos jogos ao vivo, por intermédio de um pool de emissoras, incluindo a TV Globo. 

Webdoc sobre a Copa do Mundo de 1970

Webdoc sobre a Copa do Mundo de 1970

Além disso, a emissora faz suas primeiras transmissões experimentais em cores. Em meio aos jogos, estreia a novela 'Irmãos Coragem', de Janete Clair. O primeiro capítulo da novela explora o Maracanã lotado, numa partida real entre Flamengo e Botafogo; não à toa, conquistou o público masculino. O sucesso foi tão grande que sua audiência foi maior que a da final da Copa, que deu o tricampeonato à Seleção Canarinho.

Webdoc sobre a novela 'Irmãos Coragem'

Webdoc sobre a novela 'Irmãos Coragem'

Com o crescimento da televisão, a cobertura dos eventos esportivos de dimensão mundial, sobretudo Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, tivemos que nos preparar para fazer, ao mesmo tempo, esporte como espetáculo e esporte como informação”
— Armando Nogueira, diretor de Jornalismo e Esportes 1966-1970.

Jô Soares, humorista com passagem por várias emissoras, vai para a Globo protagonizar o programa 'Faça Humor, Não Faça Guerra'. A emissora também traz para seus quadros outro humorista de sucesso, célebre pelo programa 'Chico Anysio Show', da TV Rio. Chico Anysio estreia, na Globo, em 'Chico Anysio Especial'.

O Decreto nº 1.077 institucionaliza a censura prévia, determinando a presença de um censor nas redações e o envio antecipado de qualquer material a ser exibido para a Divisão de Censura do Departamento da Polícia Federal, em Brasília.

Muito mais medo da censura tinha o censor do que eu. O cara que ia censurar o programa, ele morria de medo de o chefe dizer: ‘Como é que você deixou aquilo passar?’. Então, ele cortava tudo.”
— Chico Anysio, humorista.

1971

Estreia do 'Jornal Hoje', exibido de segunda a sábado, no horário do almoço, com objetivo de ser uma revista eletrônica voltada para o público feminino. Combinava noticiário nacional e internacional com notícias sobre cultura e comportamento. No mesmo ano, a Globo inaugurava sua emissora em Brasília. TV Continental sai do ar.

Estavam pensando em fazer um jornal na hora do almoço, porque só tinha o 'Jornal Nacional'. Comecei a participar das reuniões. Vai ter uma informação, notícia? Vai dar receitas, conselhos, moda? Vai ser formativo, informativo? Prestação de serviço? Vamos fazer um piloto”.
— Léo Batista, primeiro apresentador do Jornal Hoje.
Depoimento de Léo Batista ao Memória Globo sobre a estreia do 'Jornal Hoje'.

Depoimento de Léo Batista ao Memória Globo sobre a estreia do 'Jornal Hoje'.

1972

A cor chega à televisão brasileira. A Festa da Uva, no dia 10 de fevereiro, na cidade de Caxias, no Rio Grande do Sul, foi o primeiro evento transmitido em cores em rede nacional. As imagens foram cedidas pela TV Difusora, com colaboração técnica da TV Rio e apoio das TVs Gaúcha, Piratini e de Caxias.

Jornal Nacional: Festa da Uva

Jornal Nacional: Festa da Uva

Na Globo, o primeiro programa a cores foi o 'Caso Especial, Meu Primeiro Baile', em março. No mesmo mês, a emissora fez sua primeira transmissão de Fórmula 1. O ano marca, ainda, a inauguração da TV Globo em Recife e a estreia da primeira comédia de costumes da emissora: 'A Grande Família'. A novela 'Selva de Pedra', de Janete Clair, tem a maior audiência da televisão nacional até então. É criada a Telebrás, empresa pública responsável por serviços de telecomunicações.

1973

No ano em que a Globo inaugura o primeiro posto internacional, em Nova York, estreiam três dos programas mais importantes da emissora: 'Globo Repórter', 'Fantástico' e 'Esporte Espetacular'.

Depoimento sobre a inauguração do escritório em Nova York: Lucas Mendes

Depoimento sobre a inauguração do escritório em Nova York: Lucas Mendes

Webdoc 'Globo Repórter': Concepção e Formatos

Webdoc 'Globo Repórter': Concepção e Formatos

Depoimento sobre a criação do 'Fantástico': Boni

Depoimento sobre a criação do 'Fantástico': Boni

O Fantástico nasceu num momento em que considerei dar mais um salto na qualidade da TV Globo. Imagine um programa magazine, tipo mosaico, com jornalismo, entretenimento, humor, dramaturgia, reportagens internacionais.”
— Boni, vice-presidente de Operações 1980-1998.

'O Bem-Amado', trama de Dias Gomes, é a primeira novela em cores do Brasil – e a primeira a ser exportada.

Era uma loucura. Ninguém sabia lidar com as cores, né? O cenário era vermelho, verde… E o que tinha de mais engraçado era a Ida Gomes, que era muito branca. Conforme ela andava, a perna rasgava e ficava aquele cometinha na tela. Ela tinha que fazer todas as cenas com a perninha parada. Eu não tinha muito problema porque meu terno era azul, vermelho e branco. Chapéu, teve que sujar bem, porque branco era proibido. Tinha que ser tudo chá ou pastel.”
— Lima Duarte, ator.

1974

Os jornalistas Sandra Passarinho e Orlando Moreira são os primeiros correspondentes da Globo enviados à Europa para cobrir a Revolução dos Cravos, em Portugal.

Foi complicado e, ao mesmo tempo, muito enriquecedor. Cheguei de paraquedas no maior acontecimento do mundo, com soldados com cravos em suas baionetas e um milhão de pessoas nas ruas. Era uma passeata a favor do que era novo, a favor da mudança. Eu me via parte daquilo também, por estar ali, por falar português. Foi um momento fantástico”.
— Sandra Passarinho, repórter.
Webdoc - Revolução dos Cravos

Webdoc - Revolução dos Cravos

1975

Produzida em comemoração aos 10 anos da Globo, vai ao ar a novela 'Gabriela'. Adaptação do romance homônimo de Jorge Amado por Walter George Durst, trouxe Sônia Braga no papel-título.

'Gabriela - 1ª versão' (1975): Gabriela (Sônia Braga) pega pipa no telhado

'Gabriela - 1ª versão' (1975): Gabriela (Sônia Braga) pega pipa no telhado

1976

A emissora contrata o autor da novela 'Beto Rockfeller', Cassiano Gabus Mendes, que estreia com 'Anjo Mau', e adota o videoteipe em todos os seus programas.

Acho que a grande mudança para dentro da televisão brasileira foi a chegada do videoteipe. Foi quando se deixou de fazer televisão ao vivo. Ela foi se modificando e se aperfeiçoando, gradualmente. O público ia ficando mais exigente, sentia-se que tinha que ir além, que tinha que haver um cuidado maior com os textos e a interpretação”
— Arlete Salles, atriz.

A Globo leva ao ar a luta abolicionista em 'Escrava Isaura', novela de Gilberto Braga, baseada no romance homônimo de Bernardo Guimarães.

Webdoc - 'Escrava Isaura' (1976)

Webdoc - 'Escrava Isaura' (1976)

No jornalismo, tem início a era do ENG (Eletronic News Gathering), sistema composto por unidades portáteis com câmeras leves e sensíveis, transmissores de microondas, videoteipes e ferramenta de edição. A tecnologia permitia o envio de imagens e sons diretamente para a emissora, economizando tempo gasto com revelação e edição manual.

No Rio de Janeiro, é criada a TVS (TV Studios Silvio Santos) – e, com isso, o 'Programa Silvio Santos' deixa de ser exibido pela Globo.

1977

Em junho de 1977 foi ao ar no ‘Jornal Nacional’ a primeira entrada ao vivo em cores, gravada e transmitida por equipamento de ENG. A repórter Glória Maria e o repórter cinematográfico Roberto Padula transmitiram direto da Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, uma reportagem sobre engarrafamento.

Fomos para a Avenida Brasil com uma UPJ, a primeira unidade móvel – uma Veraneio enorme. Quando faltavam três minutos para entrar, o iluminador queimou. Todo mundo ficou desesperado. O Padula gritou: ‘Acende o farol’! A Veraneio me iluminou na altura das pernas. Olhamos um para o outro, enquanto Armando Nogueira e Alice-Maria, no switcher, gritavam meu nome. Falei: ‘Não tem problema, eu fico de joelhos’! Assim, entrei ao vivo. Acabou, todo mundo bateu palmas.”
— Glória Maria, repórter

Toda a programação da Globo passa a ser transmitida em cores. Assim, o público pode assistir com gosto a estreia do infantil 'Sítio do Picapau Amarelo'. O programa, eleito como um dos melhores do mundo pela Unesco, em 1979, fora adaptado pela primeira vez para a televisão em 1952, na TV Tupi, onde ficou 11 anos no ar. Ganhou novas versões em 1964, na TV Cultura de São Paulo e, em 1967, na TV Bandeirantes.

Webdoc - 'Sítio do Picapau Amarelo, 1ª versão'

Webdoc - 'Sítio do Picapau Amarelo, 1ª versão'

A Globo também passa a transmitir o programa 'Praça da Alegria', que nasce na TV Paulista, em 1957, e passa pelas TVs Rio e Record. O mesmo programa voltará às telas com outro nome em 1987: na Bandeirantes, como Praça TV, e no SBT como A Praça é Nossa. No mesmo ano, a Globo traz, da TV Tupi, 'Os Trapalhões', e, com isso, o humorista Renato Aragão, que já havia passado por várias emissoras. A TVS e a TV Record passam operar em conjunto, enquanto a TV Bandeirantes inaugura a TV Guanabara, no Rio de Janeiro, dando início à sua rede.

Os comediantes daquela época faziam programa de rádio: contando piada, dizendo o desfecho. Eu não; eu passava, caía, levava tombo, atravessava a tapadeira, fazia aquela melecação, e a criançada adorava. Então, foi pegando”.
— Renato Aragão, humorista.

1978

Pela primeira vez, a Globo produziu reportagens diárias e programas especiais em um mundial de futebol. Repórteres acompanharam de perto a seleção brasileira na Copa do Mundo da Argentina. Pouco depois, em 14 de agosto, estreia o Globo Esporte. O ano também foi animado pela novela 'Dancin’ Days', de Gilberto Braga, cuja trilha sonora teve recorde de vendas da categoria. Em dezembro, a emissora inaugura o primeiro Centro de Pós-Produção da América Latina.

Passei a usar uma equipezinha de cinco ou seis cinegrafistas para cobrir o Brasil, que estava em Mar del Plata. Essa equipe ia se deslocando conforme o Brasil ia mudando de sede. Era um trabalho legal, diário, com treinamentos e matérias. Começou a engrenar”.
— Luciano do Valle, repórter
Webdoc - Copa da Argentina

Webdoc - Copa da Argentina

1979

Vai ao ar, no dia 2 de abril, o 'Jornal da Globo'. 'Malu Mulher', uma das três Séries Brasileiras lançadas no ano, fez sucesso ao levar às telas os dilemas da mulher moderna.

Webdoc seriado - 'Malu Mulher' (1979)

Webdoc seriado - 'Malu Mulher' (1979)

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)