A partir de uma pesquisa feita pelo Ibope, a TV Globo lançou Futebol Compacto, apresentado aos domingos, logo após o programa Buzina do Chacrinha. Nessa época, as emissoras costumavam fechar suas programações de domingo com a transmissão completa da partida disputada à tarde, mas os jogos em VT não tinham boa audiência. Por conta disso, o programa ficou no ar apenas um mês.
A ideia do programa foi de Renato Pacote, então diretor executivo da Central Globo de Produções e diretor-geral do Departamento de Esportes da emissora. Ele, como diretor do programa, e João Saldanha, como comentarista, faziam os primeiros cortes ainda no Maracanã. Depois, na técnica, Renato Pacote, Roberto Talma e Evaldo Reis completavam o trabalho.
Através do Futebol Compacto, a transmissão de uma partida de futebol acabava se tornando um programa cheio de reportagens e informações. Se havia gol, pênalti, bola na trave, ou qualquer lance importante, a fita era interrompida e entrava a imagem do jogador, ainda no gramado, comentando o lance que o telespectador acabava de ver, em pequenos depoimentos de 15 a 20 segundos. Em seguida, voltava a imagem da bola em jogo.
Período de exibição: 30/07/1972 – 27/08/1972Horário: 22h30Periodicidade: aos domingos
Diretor: Renato PacoteEdição: Roberto Talma, Evaldo ReisComentários: João Saldanha
“O show da bola”. In: Cartaz, 17/08/1972; “Hoje na TV”. In: O Globo, 1972.