A série dedicada aos 70 anos da NBA, uma das ligas esportivas mais bem sucedidas do mundo, foi ao ar em três episódios em 2017. O repórter André Gallindo contou como a história do torneio de basquete norte-americano teve altos e baixos, do risco de falência ao status de febre mundial, graças a suas principais estrelas.
1) Os primórdios
O episódio 1, que foi ao ar em 14 de maio, tratou da origem da liga e dos primeiros craques. A história começou por um motivo prático: donos de arenas de hóquei sobre o gelo queriam manter as pistas ativas no verão. Criaram, então, uma liga de basquete.
Galindo vai a um encontro de veteranos do esporte, com a presença de Bill Russell, que marcou época do Boston Celtics. O astro, que morreu em 2022, já não dava entrevistas naquela época, mas foi reverenciado por todos.
NBA70 Ep01: A origem da liga e os primeiros craques do melhor basquete do mundo. 'Esporte Espetacular', 14/05/2017
Nos anos 70, a NBA passou pela primeira etapa de reinvenção. Havia outra liga, a ABA, que atraía outro público, tinha estilo diferente, e também algumas regras distintas, como a cesta de três pontos. Em vez de seguir disputando espaço, os donos da NBA compraram a ABA e incorporaram algumas de suas características.
Foi uma boa sacada, mas não suficiente para garantir uma sobrevida eterna à nova liga.
2) A rivalidade que salvou a NBA
Nos anos 80, ainda havia dúvida se o torneio ia vingar de vez. O público era irregular, e havia problema de alguns atletas com drogas. Mas dois gigantes do esporte ajudaram a reverter a situação: Larry Bird e Magic Johnson fomentaram uma revalidade que ajudou a liga a ganhar popularidade no mundo todo.
Pouco depois, surgiu em Chicago um jovem chamado Michael Jordan. Para muitos, o melhor de todos os tempos.
Para coroar de vez a superioridade norte-americana no basquete e a força da NBA, nos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, foi possível ver os três, junto a outras estrelas, fazerem miséria jogando do mesmo lado. Era o Dream Team.
NBA70 Ep02: rivalidade Magic-Bird e chegada de Michael Jordan mudaram a liga
3) Novas gerações
O terceiro episódio se dedica a mostrar como as novas gerações mantiveram o espírito vencedor da NBA, sempre com o protagonismo de jogadores estelares puxando a popularidade da liga.
Mostra também que o perfil dos jogadores mudou um pouco com o tempo. Com a ciência e a tecnologia a favor da performance, os atletas paassaram a ser menos corpulentos.
Neste episódio final, as estrelas são Kobe Bryant, LeBron James e Stephen Curry.
NBA70 Ep03: rivalidade LeBron-Curry impulsiona crescimento da liga. 'Esporte Espetacular', 28/05/2017