Por Memória Globo

O 'Esporte Espetacular' entrou no ar em 1973, mas a maior parte do conteúdo de seus três primeiros anos se perdeu por conta de um incêndio na sede da emissora no Rio, em 1976.

Houve também uma interrupção de sua exibição por quatro anos, de 1983 a 87. (Saiba mais em 'Evolução'.)

Levando essas informações em conta, confira algumas séries de destaque ao longo das últimas décadas. Estão reunidas aqui reportagens de fôlego, divididas em capítulos, conjuntos de reportagens com temas específicos, realities e desafios interativos.

Uma observação: as séries de Aventura, uma marca do 'Esporte Espetacular' há décadas, estão reunidas aqui.

ANOS 70

Naquela década, era comum o programa exibir séries internacionais, cujos direitos não valem para reprodução na internet. Alguns exemplos:

Antes da exibição dos Jogos Olímpicos do Canadá, em 1976, a série “As Olimpíadas” relembrou histórias marcantes do esporte. No episódio “As Chances Perdidas”, o programa mostrou momentos dramáticos como o de George S. Patton que perdeu a prova de pistola, em Estocolmo, durante os Jogos de 1912. Mais tarde, ele seria um dos maiores generais do exército americano. O último episódio foi “Munique-72”. O documentário falou sobre os jogos que renderam medalha de bronze no salto triplo para o brasileiro Nelson Prudêncio.

No ano de 1978, a série “Copas do Mundo” destacou alguns momentos dos Jogos Mundiais. Em 21 de maio, o programa foi dedicado à Copa da Inglaterra, em 1976. No dia 28 do mesmo mês, falou-se dos mundiais do México, em 1970, e da Alemanha, em 1974.

Série de 1977 apresentava cidades do país sul-americano que receberiam as seleções no evento de futebol, no ano seguinte.

ANOS 80

Série exibida em 1983 mostrava os preparativos de atletas e cidades para os Jogos de verão em Los Angeles e de inverno em Sarajevo, no ano seguinte.

ANOS 90

A reportagem de Emanuel Mello Castro, exibida em 1993 em três etapas, recebeu o prêmio da Associação Mundial de Surfe daquele ano.

ANOS 2000

A série de cinco episódios exibida em 2007 ganhou o Prêmio Embratel de Jornalismo Esportivo. Nela, atletas consagrados visitam projetos de gente simples que garantem uma rotina de esportes para populações pobres em várias regiões do país.

A série exibida em 2008 relembra episódios da história do futebol que, de tão inusitados, parecem mentira, mas de fato aconteceram.

Série que foi ao ar em 2008 e 2009, por conta da escolha da África do Sul como sede da Copa do Mundo de 2010. As reportagens de Renato Ribeiro, que tiveram narração de Sérgio Chapelin, contaram curiosidades sobre os países africanos.

Em 2009, Régis Rösing visitou países que enfrentam a pobreza extrema, como Ruanda e Haiti, para mostrar como modalidades esportivas podem fazer diferença na rotina de populações tão carentes.

ANOS 2010

Reality produzido pelo 'EE' a partir de 2010 em que surfistas amadores e profissionais participam de uma competição recreativa em algum cenário paradisíaco para a prática do esporte.

Régis Rösing mostrou em 2011 como o esporte tem papel na linha de frente por mudanças em lugares do mundo que estão em constante conflito.

Série em quatro episódios, de 2011, que investiga como pessoas comuns descobrem habilidades incríveis no esporte que desafiam a ciência a entender os limites do corpo.

Na série de 2012, seis jogadores de futebol com chance de se destacar na Copa de 2014 foram perfilados pelo repórter Thiago Asmar.

Série de 2013 com histórias e curiosidades sobre as sete nações que disputaram a competição com o Brasil, na prévia da Copa do Mundo que seria realizada no ano seguinte no país.

Um giro pelas seis sedes do Mundial de 2014, a partir de dezembro de 2013, para mostrar como estavam as obras, muitas delas atrasadas.

Foram 17 episódios, exibidos entre 2013 e 2014, para mostrar quais foram os 17 clubes que haviam levantado a taça do Campeonato Brasileiro desde 1959.

Série exibida como 'esquenta' para as Olimpíadas do Rio, entre 2015 e 2016, tem Marcos Uchôa mostrando como se preparam os mais rápidos, os que vão mais alto e os que são mais fortes entre os atletas do mundo.

Histórias de superação de heróis olímpicos lembradas no 'Esporte Espetacular' em 2016. O episódio dedicado à ginasta romena Nadia Comaneci ganhou a medalha de bronze Golden Rings Awards.

A série que foi ao ar em 2016 tem como objetivo cobrir os esportes milenares, praticados por povos de todas as raças e etnias, nos lugares mais remotos do planeta.

Reality que foi ao ar em duas temporadas, em 2016 e 2017, com Fernanda Keller preparando pessoas comuns para completar a prova de Iron Man.

Criada em 1947, a liga de basquete norte-americana que é febre em todo mundo teve sua história contada nesta série de três episódios, que foi ao ar em 2017.

Série de 2017 explora os desafios da função tão comentada e pressionada no país: a do técnico de futebol.

A partir de 2017, o repórter Diego Moraes, que luta karatê desde pequeno, é protagonista de série que mostra seus preparativos para conquistar uma vaga olímpica nos Jogos de Tóquio, em 2020.

Tim Rescala apresentou a série que, em cinco episódios exibidos em 2018, traçava um paralelo entre a música e momentos marcantes do Brasil em Mundiais.

Em 2018, o repórter Pedro Bassan acompanhou uma 'peneira' no segundo maior campo de refugiados do mundo, na Jordânia, para selecionar garotos para jogar num time de imigrantes haitianos no Brasil.

Série do 'EE' de 2018 que mostra a abrangência e o alcance dos e-sports, em quatro episódios, com convidados especiais.

Série de entrevistas realizada em 2018 e 2019 com nomes relevantes do esporte brasileiro, que tem como objetivo ir fundo em questões controversas ou raramente abordadas.

Exibida em 2019, a série, também chamada de 'Liberta60res', conta a história da maior competição do continente em seis reportagens especiais, uma para cada década, a partir dos anos 1960.

ANOS 2020

Série de 2020 que se propõe a mostrar como dados, tecnologia e ciência estão mudando os rumos da liga de basquete mais popular do mundo, que estava naquele momento encarando mais um desafio: a pandemia.

Em dois longos episódios, série de 2020 mergulha nos bastidores da conquista da seleção brasileira em 1970 e relembra o contexto histórico do país, com entrevistas marcantes e imagens raras.

Série do 'EE' que revisita, a partir de 2020, os arquivos da Globo para mostrar a trajetória de um atleta de maneira bem-humorada. Em 2023, o tema foi o próprio programa, que fez 50 anos em dezembro.

Série exibida em 2021 tratou de longevidade de atletas: é cada vez mais comum ver esportistas mantendo o alto rendimento mesmo com o passar do tempo. Como e por que isso é possível?

Série de 2021 focou nas mulheres brasileiras que desbravaram os Jogos Olímpicos.

Em 2022, o programa recordou os passos da seleção no título de 2002. Campanha marcou a estreia do Olodum nas transmissões da TV Globo durante os jogos.

Em 2023, série mostrou como é a vida dos principais profissionais que dedicam suas vidas a garimpar jogadores que poderão representar o futuro do futebol brasileiro.

Em 2023, 'EE' tentou desvendar a origem dos dribles mais conhecidos nas quadras e campos.

Série de 2023 que mostra como a prática de exercício físico tem papel crucial no processo de longevidade das pessoas.

Cinquentões, como o programa, mudam a rotina para encarar desafios esportivos inéditos.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)