Quando completou 20 anos, o 'Esporte Espetacular' ganhou o prêmio da Associação Mundial de Surfe na temporada de 1993 pela série de reportagens de Emanuel Mello Castro realizada em Fernando de Noronha. A Globo competiu com redes de televisão como TF1, da França, e NHK, do Japão. No ano seguinte, o prêmio foi mais uma vez para a equipe do 'EE' pela sua cobertura de surfe.
'Esporte Espetacular': Spot Espetacular - Em busca da onda perfeita (1993)
Em 1996, o 'Esporte Espetacular' recebeu o Prêmio Agência TV Press e, por oito anos consecutivos, de 2001 a 2008, conquistou o Prêmio Qualidade Brasil de melhor programa esportivo.
Em 2007, o EE ganhou o prêmio Embratel por 'Encontros do Pan', série de Rafael Freitas e Renato Ribeiro que levou atletas consagrados para conferir projetos esportivos de heróis anônimos pelo Brasil.
Em abril de 2011, o repórter Régis Rösing recebeu das mãos do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Ordem do Mérito Militar – Grau Cavaleiro. Esta é a mais alta condecoração do Exército e do governo por serviços prestados à nação. Em março do mesmo ano, ele havia recebido a Medalha Missão de Paz – Batalhão de Suez, da ONU, pela defesa da paz. Durante a cerimônia, as séries de reportagens sobre Ruanda e Haiti foram citadas pelos militares como exemplo do trabalho realizado pelo jornalista.
O 'Esporte Espetacular' ganhou o Prêmio Petrobras em 2015 e 2016. Foram premiadas as reportagem de Raphael Sibilla, Ronaldo Gonçalo, Walteman OJunior e Marcelo Prata sobre o lutador de UFC Alan Nuguette, e a matéria de Régis Rösing, Priscila Carvalho, Antônio Gil, Cleber Schettini e Walteman Junior sobre a ex-capitã da Seleção Brasileira de Futebol, Elane, que virou motorista de BRT.
Em novembro de 2017, o programa recebeu a medalha de bronze no Golden Rings Awards na categoria melhor produção olímpica, com a reportagem de Pedro Bassan sobre Nadia Comaneci na série Heróis. O evento, organizado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), foi em Lausanne, na Suíça.
Reveja a reportagem sobre a trajetória de Nadia Comaneci, que rendeu premiação ao EE. Esporte Espetacular, 31/12/2017.
Em 2023, mais um prêmio. Desta vez por uma reportagem sobre um menino que virou fenômeno nas redes sociais: o Cara da Luva de Pedreiro. A matéria de Henrique Arcoverde, com a trajetória do garoto humilde e super espontâneo que viralizou no mundo todo, foi ao ar em 27 de março de 2022, recebeu um troféu da Associação de Imprensa Esportiva Internacional, na Coreia do Sul, em maio de 2023.
EE recebe prêmio internacional por reportagem sobre o Luva de Pedreiro.