Pelé havia sido eleito o atleta do século pela revista francesa L'Equipe, quando deu esta entrevista a Robert Feith, em Paris, que foi ao ar no dia 16 de maio de 1981 no 'Esporte Espetacular''.
O ícone do futebol mundial superou outros nomes bastante populares e fortes, como boxeador Muhammad Ali e Jesse Owens, corredor que fez história nas Olimpíadas de 1936, na Alemanha, enfrentando os ideias de Hitler.
Como de hábito, Pelé fala de si mesmo na terceira pessoa. "Desde 58 o Pelé vem tentando não decepcionar o povo brasileiro. Graças a Deus consegui muitas coisas", diz ele.
Perguntado sobre sua escolha caso fosse membro do júri, ele diz que não conhece todos os candidatos, mas que mesmo assim daria o prêmio para Pelé, pelo tempo de trabalho e pelos êxitos conquistados na carreira.
Pelé fala de alguns de seus concorrentes, como Muhammad Ali, Jesse Owens e o tenista Bjorn Born, o único da lista que na época ainda estava em atividade.
O ex-jogador comenta também a tendência de atletas virarem celebridades e ganharem milhões, diferentemente do que acontecia no seu tempo.
Veja a primeira parte da entrevista:
Primeira parte da entrevista de Robert Feith com Pelé, que havia acabado de ser eleito o Atleta do Século. 'Esporte Espetacular', 16/05/1981