O comentarista João Saldanha comanda o programa
O programa era exibido de segunda a sábado, imediatamente antes do Jornal Nacional. Em São Paulo, o programa passou a ser apresentado pelo locutor Geraldo José de Almeida, em função de sua popularidade na capital paulista.
Durante a temporada da seleção brasileira no exterior, entre junho e julho de 1973, o programa foi substituído pelo Giro da Seleção, mas voltou ao ar no final de julho, diariamente, no mesmo horário.
::
Período de Exibição: 01/08/1970 – 07/1974Horário: 19h40Periodicidade: de segunda a sábado
Curiosidades
João Saldanha foi contratado por Walter Clark para fazer um noticiário esportivo de dez minutos, mas – aconselhado pelo cronista Eustórgio de Carvalho – decidiu reduzir a duração do programa. No início, o informativo tinha duração de seis minutos, depois diminuiu para três e, logo em seguida, o comentarista chegou ao tempo ideal: dois minutos. Com isso, em dezembro de 1970, o programa passou a se chamar Dois Minutos com João Saldanha.
João Saldanha era o único homem de televisão que não cumprimentava o telespectador com o tradicional “boa noite”, nem se despedia prometendo voltar no dia seguinte no mesmo horário. Ele simplesmente fazia uma saudação com os dedos médio e indicador perto da cabeça.
Durante a temporada da seleção brasileira no exterior, entre junho e julho de 1973, o programa foi substituído pelo Giro da Seleção, mas voltou ao ar no final de julho, diariamente, no mesmo horário.
Por ocasião das viagens de João Saldanha para cobrir os jogos da seleção de futebol, os comentários esportivos diários foram feitos por Milton Colen e Luciano do Valle.
O locutor Luciano do Valle comandava o programa sempre que João Saldanha não apresentava.
Nessa época, além do seu rápido comentário na TV, João Saldanha também escrevia uma coluna diária para o jornal O Globo e apresentava um programa diário na Rádio Globo.
FONTES: “Está na hora da notícia”. In: Cartaz, 21/09/1972; “Hoje na TV”. In: O Globo, 1966-1974; Intervalo, 1966-1974