Memoria Globo

— Foto: Globo

Geraldo José apresentava o programa

O locutor Geraldo José de Almeida comandava Dois Minutos com Geraldo José, exibido antes do Jornal Nacional, direto de São Paulo. O programa era local e trazia informações sobre os bastidores do futebol.  Segundo o jornalista Ciro José, o locutor foi convidado para apresentar o programa devido a sua popularidade na capital paulista.

Do Rio de Janeiro, no mesmo horário, João Saldanha apresentava Dois Minutos com João Saldanha para o resto da rede.

O jornalista Ciro José comandava o programa sempre que Geraldo José não apresentava.

Período de Exibição: 01/08/1970 – 07/1974 Horário: 19h40

Curiosidades

Geraldo José de Almeida era famoso pelo entusiasmo com que transmitia os jogos. É dele a autoria de bordões como: “Vamos, minha gente”, quando incentivava o time brasileiro a avançar no campo do adversário; “Linda, linda, linda” e “Que bola, bola”, quando era realizado um lançamento com perfeição; “Olha lá, olha lá, olha lá o placar!”, durante a vibração de um gol; e “por pouco, pouco, muito pouco mesmo”, quando uma jogada ameaçava o Brasil. Além disso, o locutor foi o autor do apelido mais popular do time brasileiro: “a seleção canarinho”.

FONTE: AQUINO, Rubens Santos Leão de. Futebol, uma paixão nacional. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2002. Depoimento de Ciro José ao Memória Globo, 06/04/2001.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)