Memoria Globo
Abertura do programa esportivo Bate-Bola.

Abertura do programa esportivo Bate-Bola.

O Bate-Bola foi ao ar pela primeira vez no Mundial da Argentina, em 1978 , e era exibido nos dias dos jogos da seleção brasileira, logo após as partidas. Nesse ano, o programa foi comandado por Armando Nogueira, então diretor de Jornalismo da Rede Globo, diretamente da Argentina. O treinador Rubens Minelli, o ex-jogador Pelé, o locutor Luciano do Valle e os comentaristas Ruy Carlos Ostermann, Sérgio Noronha e Ciro José eram os principais participantes. O programa contava, ainda, com a presença de técnicos e jogadores convidados, como o então treinador da equipe brasileira, Cláudio Coutinho, e o goleiro Leão.

Na Copa do Mundo da Espanha, em 1982, o programa Bate-Bola voltou a ser apresentado após os jogos da seleção brasileira, sob o comando de Armando Nogueira. Com duração de uma hora, teve novos integrantes: Cesar Menotti, Orlando Duarte, Otto Glória e Márcio Guedes, que analisavam o desempenho da equipe brasileira na competição.

Apesar do sucesso das edições anteriores, o Bate-Bola não foi exibido durante a Copa do Mundo do México, em 1986. Retornou à grade de programação da TV Globo durante o Mundial da Itália, em 1990, com apresentação de Galvão Bueno e a participação de personalidades do mundo esportivo, discutindo a atuação da seleção brasileira. Além de Galvão Bueno, os comentaristas Arnaldo César Coelho e Pelé eram os integrantes fixos da mesa-redonda.

Na Copa do Mundo da França (1998), o Bate-Bola voltou a ser exibido, desta vez como um quadro do programa Esporte Espetacular. Em 2002, no Mundial da Coreia e do Japão, passou a ser um programa independente, exibido logo após os jogos da seleção.

Durante a Copa do Mundo de 2002, o locutor Galvão Bueno e os comentaristas Paulo Roberto Falcão, Walter Casagrande Jr. e Arnaldo César Coelho conversavam desde os estúdios montados pela emissora na Coreia e no Japão com a equipe da TV Globo que permaneceu no Rio de Janeiro, integrada pelo locutor Luís Roberto, o jornalista Pedro Bial e os comentaristas Sérgio Noronha e Dadá Maravilha.

Na final do Mundial de 2002, disputada no estádio de Yokohama, o Brasil venceu a Alemanha por 2 a 0 e conquistou o pentacampeonato na competição. Na comemoração, parte da equipe brasileira visitou a cabine-estúdio da TV Globo, onde foram recebidos pelos jornalistas Fátima Bernardes e Galvão Bueno e os comentaristas Paulo Roberto Falcão e Walter Casagrande Jr. O técnico Luís Felipe Scolari e os jogadores Marcos, Gilberto Silva, Roberto Carlos, Luizão, Kleberson, Ronaldo, Denilson, Ronaldinho Gaúcho, Edilson, Roque Júnior, Kaká, Belletti, Edmilson, Júnior e Rivaldo cantaram, sambaram e comemoraram o título de pentacampeões mundiais diante das câmeras da emissora.

EndFragment

Período de exibição: 21/05/1978 – 21/06/1978; 14/06/1982 – 11/07/1982; 10/06/1990 – 20/06/1990; 10/06/1998 – 12/07/1998; 01/06/2002 – 30/06/2002Horário: váriosPeriodicidade: de segunda a domingo

HISTÓRICO

Na Copa do Mundo da Espanha, em 1982, o programa Bate-Bola voltou a ser apresentado após os jogos da seleção brasileira, sob o comando de Armando Nogueira. Com duração de uma hora, teve novos integrantes: Cesar Menotti, Orlando Duarte, Otto Glória e Márcio Guedes, que analisavam o desempenho da equipe brasileira na competição.Apesar do sucesso das edições anteriores, o Bate-Bola não foi exibido durante a Copa do Mundo do México, em 1986. Retornou à grade de programação da TV Globo durante o Mundial da Itália, em 1990, com apresentação de Galvão Bueno e a participação de personalidades do mundo esportivo, discutindo a atuação da seleção brasileira. Além de Galvão Bueno, os comentaristas Arnaldo César Coelho e Pelé eram os integrantes fixos da mesa-redonda.Na Copa do Mundo da França (1998), o Bate-Bola voltou a ser exibido, desta vez como um quadro do programa Esporte Espetacular. Em 2002, no Mundial da Coreia e do Japão, passou a ser um programa independente, exibido logo após os jogos da seleção.

Durante a Copa do Mundo de 2002, o locutor Galvão Bueno e os comentaristas Paulo Roberto Falcão, Walter Casagrande Jr. e Arnaldo César Coelho conversavam desde os estúdios montados pela emissora na Coreia e no Japão com a equipe da TV Globo que permaneceu no Rio de Janeiro, integrada pelo locutor Luís Roberto, o jornalista Pedro Bial e os comentaristas Sérgio Noronha e Dadá Maravilha.Na final do Mundial de 2002, disputada no estádio de Yokohama, o Brasil venceu a Alemanha por 2 a 0 e conquistou o pentacampeonato na competição. Na comemoração, parte da equipe brasileira visitou a cabine-estúdio da TV Globo, onde foram recebidos pelos jornalistas Fátima Bernardes e Galvão Bueno e os comentaristas Paulo Roberto Falcão e Walter Casagrande Jr. O técnico Luís Felipe Scolari e os jogadores Marcos, Gilberto Silva, Roberto Carlos, Luizão, Kleberson, Ronaldo, Denilson, Ronaldinho Gaúcho, Edilson, Roque Júnior, Kaká, Belletti, Edmilson, Júnior e Rivaldo cantaram, sambaram e comemoraram o título de pentacampeões mundiais diante das câmeras da emissora.

FONTE: “Rede Globo na Copa 78: Cobertura Total”. IN: O Globo, 01/06/1978; “Armando Nogueira está certo de que a Rede Globo será a campeã do Mundial”. IN: O Globo, 26/03/1982; “A Copa começa hoje”. IN: O Globo, 06/06/1982; “Só da Copa na televisão”. IN: Jornal do Brasil, 17/06/1990; “A Copa na telinha”. IN: Estado de S. Paulo, 19/06/2002.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)