O especial revelou como a briga interna entre os pilotos Nigel Mansell e Nelson Piquet, ambos da Williams, foi um dos principais fatores que levaram à perda do campeonato pela equipe.
O programa destacou, ainda, como o trabalho da McLaren, de Alain Prost, foi crucial para a vitória no campeonato. Prost precisava vencer a última prova da temporada, o Grande Prêmio da Austrália. Além disso, era preciso que o piloto Nigel Mansell não ficasse entre os três primeiros, para que não somasse os pontos suficientes e levasse o título mundial. A estratégia da McLaren foi utilizar o segundo piloto da equipe, Stefan Johansson, para disputar posições com Mansell. O resultado foi alcançado. Mansell teve que abandonar a prova, depois que o pneu de seu carro estourou. Prost assumiu o primeiro lugar, conquistando o segundo título mundial da sua carreira.
Especial A Guerra Secreta da Fórmula 1, com narração de Léo Batista e reportagem de Reginaldo Leme. Exibido em 29/03/1987.
Período de exibição: 29/03/1987Horário: 23h05
Texto:Telmo ZaniniProdução e edição: Emanuel Mello Castro, Alfredo Taunay Reportagens: Reginaldo LemeNarração: Léo Batista
“Hoje na TV”. In: O Globo, 29/03/1987.