A primeira participação em Jogos Olímpicos do jogador de basquete brasileiro Oscar Schmidt foi em Moscou. Ele ainda participaria de outras quatro Olimpíadas, até 1996, marcando um total de 1093 pontos.
Sem a presença dos países que aderiram ao boicote liderado pelos Estados Unidos, a União Soviética ficou em primeiro lugar nas competições, com 80 medalhas de ouro, seguida da Alemanha Oriental e da Bulgária.
OSCAR SCHMIDT: Seleção Brasileira de Basquete Masculino enfrenta a URSS na Olimpíada de Moscou, narração de Luciano do Valle, 01/07/1980.
______________________________
Mirus Yifter foi um dos grandes destaques do atletismo na Olimpíada de Moscou. O atleta da Etiópia se consagrou bicampeão, conquistando duas medalhas de ouro nas provas de 10 mil e 5 mil metros ao ultrapassar seus adversários na reta de chegada. Sua estreia nos Jogos Olímpicos em 1972, em Munique, rendeu-lhe uma medalha de bronze nos 10 mil metros.
ATLETISMO: Transmissão da prova de atletismo na Olimpíada de Moscou, 50 anos de TV, 03/08/1980.
______________________________
O ginasta soviético Aleksandr Dityatin entraria para a história dos Jogos ao se tornar o primeiro esportista a conquistar oito medalhas olímpicas em uma única edição do evento: ouro nas argolas, no individual geral e por equipes; prata na barra fixa, nas barras assimétricas, no salto e no cavalo com alças; e bronze no solo. Em 1976, em Montreal, ele já havia obtido ótimos resultados: foi medalha de prata nas argolas e na disputa por equipes.
RECORDISTA DE MEDALHAS: Narração de Ciro José dos melhores momentos das apresentações do ginasta soviético Aleksandr Dityatin nos Jogos Olímpicos de Moscou, nos quais ele conquistou três medalhas de ouro e oito no total, Esporte Espetacular, 10/08/1980.
Quem assistia à final da prova de remo presenciou uma cena curiosa. As medalhas de ouro e de prata foram conquistadas por duas duplas de gêmeos idênticos: os alemães Bernd e Jorg Landvoigt e os russos Yuri e Nikolai Pimenov.
______________________________
Aos 14 anos, a romena Nadia Comaneci tornou-se a primeira atleta da história a conquistar nota máxima na ginástica artística, nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, na prova das barras assimétricas. Comaneci conseguiu mais seis dezenas perfeitas. Ao todo, conquistou três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Entrou para a história. Ela acrescentou mais duas medalhas de ouro e duas de prata à sua trajetória nas Olimpíadas de Moscou em 1980.