Por Memória Globo

Arte/Memória Globo

Foi a vez de a União Soviética boicotar uma Olimpíada nos Estados Unidos. A exemplo do que os norte-americanos fizeram, quatro anos antes, em Moscou, os soviéticos se recusaram a participar da Olimpíada de Los Angeles. Apesar da ausência de 16 países, participaram dos Jogos 140 delegações, um número recorde na história olímpica.

A imagem da maratonista suíça Gabriela Andersen-Schiess chegando cambaleante à reta de chegada entrou para a lista das mais memoráveis da história das Olimpíadas. 

EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO

Webdoc sobre a cobertura da Olimpíada de Los Angeles (1984) com entrevistas exclusivas do Memória Globo.

Webdoc sobre a cobertura da Olimpíada de Los Angeles (1984) com entrevistas exclusivas do Memória Globo.

Webdoc sobre a história de superação da maratonista suíça Gabriela Andersen-Scheiss na Olimpíada de Los Angeles, com depoimentos exclusivos de Galvão Bueno e Isabela Scalabrini ao Memória Globo.

Webdoc sobre a história de superação da maratonista suíça Gabriela Andersen-Scheiss na Olimpíada de Los Angeles, com depoimentos exclusivos de Galvão Bueno e Isabela Scalabrini ao Memória Globo.

Entrevista exclusiva do locutor esportivo Galvão Bueno ao Memória Globo, em 17/04/2007, sobre a transmissão abertura das Olimpíada de Los Angeles.

Entrevista exclusiva do locutor esportivo Galvão Bueno ao Memória Globo, em 17/04/2007, sobre a transmissão abertura das Olimpíada de Los Angeles.

EXIBIÇÃO: 28/07/1984 a 12/08/1984 | Países participantes: 140 | País anfitrião: Estados Unidos | Atletas participantes: 6.829 |

Quadro de medalhas da Olimpíada de Los Angeles, 1984. — Foto: Arte/Memória Globo

logo da Olimpíada de Los Angeles, 1984. — Foto: Divulgação

GALERIA DE FOTOS

16 fotos
Galeria de fotos Olimpíadas de Los Angeles-1984

Mascote da Olimpíada de Los Angeles, 1984. — Foto: Divulgação

FONTES

Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Galvão Bueno (17/04/2007); Glória Maria (24/08/2000); Isabela Scalabrini (11/06/2007); Luiz Fernando Lima (21/07/2000) e Reginaldo Leme (01/02/2007); Boletim de programação da Rede Globo (573, 605); “A corrida olímpica das TVs brasileiras já começou” in: Jornal do Brasil, 29/07/1984; CARDOSO, Maurício. Os Arquivos das Olimpíadas, São Paulo: Editora Panda, 2000; FREITAS, Armando e BARRETO, Marcelo. Almanaque Olímpico SPORTV, Rio de Janeiro: Casa da palavra, 2008; “A impressionante história de superação da maratonista Gabriela Andersen-Schiess”. In: https://globoesporte.globo.com/olympicchannel/noticia/a-impressionante-historia-de-superacao-da-maratonista-gabriela-andersen-schiess.ghtml, acessado em 06/2021.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)