Em reportagem que foi ao ar no Jornal da Globo de 31 de julho, o repórter Pedro Bassan destacou o desempenho brasileiro nos Jogos de Londres. A delegação nacional alcançou número recorde de medalhas, 17, duas a mais do que nas edições de Atlanta 1996 e Pequim 2008.
Logo no primeiro dia de competição, o repórter Guilherme Roseguini mostrou no Jornal Nacional a trajetória da judoca Sarah Menezes, ouro na categoria até 48kg. Ela se tornou a primeira atleta a conquistar uma medalha de ouro para o judô feminino brasileiro. Na final, ela derrotou a romena Alina Dumitru, campeã em Pequim, em 2008.
Reportagem de Renato Ribeiro sobre as primeiras medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, com destaque para a judoca Sarah Menezes que ganhou o ouro, Jornal Nacional, 28/07/2012.
_______________________________
Renato Ribeiro, repórter, lembra a cobertura: “Como lidar com um grande evento que tem repercussão sem ter os direitos? Ficou decidido que a gente ia fazer uma cobertura jornalística e abrir espaço para falar da Olimpíada em todos os telejornais. A gente usava imagens do COI e só podia entrevistar os atletas fora das áreas de competição. A primeira medalha de ouro do Brasil saiu no primeiro dia de competição. Foi a Sarah Menezes, no judô. A gente fez o encontro emocionado dela com a família em um estacionamento que separava o ginásio do hotel onde eles estavam hospedados”.
_______________________________
Em 5 de agosto, o ginasta Arthur Zanetti atingiu a nota de 15.900 e surpreendeu o mundo, conquistando o ouro na modalidade de argolas. Ele superou o chinês Yibing Chen, campeão olímpico em Pequim. O brasileiro se firmou como um dos principais nomes na modalidade, tendo vencido o campeonato mundial de ginástica, na Bélgica, em 2013, e os Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto.
Reportagem de Renato Ribeiro sobre a medalha de ouro conquistada pelo ginasta brasileiro Arthur Zanetti nas argolas nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, Jornal da Globo, 06/08/2012.
_______________________________
O favoritismo do vôlei feminino brasileiro foi confirmado nos Jogos de Londres. A equipe comandada pelo técnico Zé Roberto, campeã em Pequim, voltou a vencer uma Olimpíada ao superar os EUA na final por três sets a um. O repórter Felipe Santana mostrou os melhores momentos desta partida no Fantástico de 19 de agosto.
Reportagem de Pedro Bassan sobre o bicampeonato olímpico conquistado pela seleção brasileira feminina de vôlei nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Jornal Nacional, 11/08/2012.
_______________________________
As medalhas de prata do Brasil ficaram por conta das atuações de Thiago Pereira, nos 400m medley da natação; Emanuel e Alison, no vôlei de praia; a equipe de Bernardinho, no vôlei masculino; o futebol masculino, que apesar da boa campanha foi derrotado pelo México diante de 86 mil pessoas no estádio de Wembley; e de Esquiva Falcão, no boxe, na categoria de até 75 kg.
Já as medalhas de bronze brasileiras vieram de César Cielo, nos 50m da natação; do judô, com Mayra Aguiar (78kg), Felipe Kitadai (60kg) e Rafael “Baby” Silva (+100kg); do vôlei de praia, com a dupla Larissa e Juliana; e do boxe, com Adriana Araújo (60kg) e Yamaguchi Falcão (60kg). Nas águas inglesas, a dupla Robert Scheidt e Bruno Prada conquistou o bronze em 5 de agosto de 2012.
A última medalha conquistada pelo Brasil foi o bronze da pernambucana Yane Marques no pentatlo moderno – medalha inédita –, como mostrou a reportagem de Guilherme Roseguini no Bom Dia Brasil de 13 de agosto.
Reportagem de Guilherme Roseguini sobre a medalha de bronze conquistada pela brasileira Yane Marques no pentatlo moderno na olimpíada de Londres 2012, Bom Dia Brasil, 13/08/2012.