A Cerimônia de Abertura aconteceu na noite de 27 de julho de 2012 no Estádio Olímpico de Londres, no Reino Unido. Com o título de Ilhas de Maravilha (Isles of Wonder), o espetáculo foi dirigido pelo vencedor do Oscar Danny Boyle. O enredo mostrou as mudanças trazidas pela Revolução Industrial, pelos serviços de saúde e pela internet. A cerimônia contou com a participação de artistas como J. K. Rowling, Rowan Atkinson e Daniel Craig, que contracenou com a Rainha Elizabeth II em uma rara aparição. Noventa e cinco chefes de estado e representantes oficiais estiveram presentes em Londres. A pira foi acesa por sete jovens atletas britânicos, e o cantor Paul McCartney encerrou o evento com a música Hey Jude.
Reportagem de Renato Ribeiro sobre a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Jornal da Globo, 27/07/2012.
_______________________________
Em 12 de agosto de 2012 ocorreu a cerimônia de encerramento dos XXX Jogos Olímpicos. O evento recebeu dos organizadores o nome de Sinfonia da Música Britânica (A Symphony of British Music), apresentando os artistas e canções produzidas no Reino Unido nos últimos 50 anos. Os atletas entraram juntos, e três países tiveram suas bandeiras hasteadas: Grécia, berço dos Jogos; Grã-Bretanha, sede; e Brasil, sede da próxima edição. Também foi hasteada a bandeira olímpica, entregue ao então prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Um dos destaques da cerimônia foi uma mostra sobre diversas culturas no Brasil: o samba, na coreografia do gari passista Renato Sorriso; e o futebol, com a presença do atleta do século, Pelé. Ao final, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, fez um discurso, declarando encerrado o evento, e a chama da pira olímpica foi apagada.
Reportagem de Renato Ribeiro sobre a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Bom Dia Brasil, 13/08/2012.