Nos Jogos de Barcelona, a delegação brasileira foi composta por 200 atletas. A primeira medalha do Brasil foi conquistada pelo nadador Gustavo Borges, que chegou em segundo lugar nos 100 metros livres. A prova teve narração de Ciro José. Devido a um erro na marcação eletrônica, sua colocação só foi confirmada dez minutos depois, quando os juízes assistiram ao videoteipe. Fátima Bernardes estava cobrindo a competição de natação naquele dia, gravando na arquibancada. Quando viu que o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos saiu correndo para protestar contra o resultado, Fátima e o repórter cinematográfico Cleber Schettini foram atrás dele. A câmera da Globo registrou o momento em que Gustavo Borges ficou sabendo que havia conquistado a medalha.
Entrevista exclusiva do comentarista e ex-nadador Gustavo Borges ao Memória Globo, sobre sua participação na Olimpíada de Barcelona (1992).
Reportagem de Fátima Bernardes sobre a medalha de prata conquistada pelo nadador Gustavo Borges nos 100 metros livres, 28/07/1992.
“Eu fui escalada para a Olimpíada, e eu não era do Esporte. Então, fiquei muito surpresa com a minha escalação. E eu não fui para ser apresentadora, eu fui apenas para ser repórter. Lá eu até acabei apresentando alguma coisa, por causa do fuso. E consegui fazer as três medalhas que o Brasil ganhou. Na natação, com Gustavo Borges, houve uma falha no placar eletrônico, e ele era apontado como oitavo. E nisso eu vejo o presidente da Confederação de Natação vir correndo, gritando: ‘Você é prata! Você é prata!’. Então, fazer toda aquela virada foi melhor do que se tivesse aparecido no placar: medalha de prata. Aí seria uma matéria sobre medalha de prata. Outra coisa é você ser medalha de prata depois de pensar que vai ficar com o oitavo”, conta Fátima Bernardes, repórter.
______________________________
Fátima Bernardes e o então produtor Emanuel Mello Castro estavam presentes na conquista da medalha de ouro do judoca Rogério Sampaio, na categoria meio-leve. A expectativa era em torno de Aurélio Miguel, medalha de ouro em Seul, mas quando Fátima chegou ao estádio, Aurélio havia sido desclassificado, e Rogério já estava com a prata garantida. A prova foi narrada por Cléber Machado.
Rogério Sampaio conquista medalha de ouro no judô, nas Olimpíadas de Barcelona, Narração de Cléber Machado, 01/08/1992.
Outro ponto alto foi a façanha inédita da seleção masculina de vôlei, que conquistou a primeira medalha olímpica de ouro brasileira em um esporte coletivo.
“A medalha do vôlei em 1992 fechou um ciclo de mais de uma década de evolução do vôlei no Brasil. Antes, era um esporte fechado, praticado por poucos clubes. E isso que vale para o vôlei vale para outras várias modalidades olímpicas”, afirma Luiz Fernando Lima, repórter.
Entrevista exclusiva do comentarista e ex-jogador de vôlei Tande ao Memória Globo, sobre sua participação na Olimpíada de Barcelona (1992).
Fátima Bernardes entrevistou em primeira mão os jogadores de vôlei e o técnico José Roberto Guimarães ainda à beira da quadra. Os repórteres Pedro Bial e Maria Cristina Poli registraram a festa da torcida brasileira, que contagiou até os holandeses, derrotados na final pelo Brasil.
Depois do jogo da vitória, que teve narração de Luiz Alfredo, o repórter Luiz Fernando Lima levou o time do Brasil para o estúdio da Globo no IBC. De lá, entraram ao vivo no Fantástico, mostrando a festa dos jogadores e da equipe de jornalistas.
Reportagem de Luiz Fernando Lima sobre a vitória da seleção masculina de vôlei e a conquista do ouro nas Olimpíadas de Barcelona, Globo Repórter, 09/08/1992.
Fátima Bernardes entrevista os jogadores de vôlei e o técnico José Roberto Guimarães sobre a conquista do ouro nas Olimpíadas de Barcelona, Globo Repórter, 09/08/1992.