Por Memória Globo

Arte/Memória Globo

Cerimônia de abertura

Uma das imagens mais marcantes da Olimpíada de Atlanta foi na cerimônia de abertura. O mito do boxe Mohammad Ali, portador da doença de Parkinson e na época com 54 anos, acendeu a tocha olímpica, emocionou o público nas arquibancadas e os telespectadores em todo o mundo.

A Globo transmitiu a festa de abertura na íntegra, com narração de Galvão Bueno, Marcos Uchoa e Fátima Bernardes.

A organização foi muito ruim, um calor do cão, certa arrogância dos americanos na maneira como eles tratavam as pessoas. Mas o Brasil ganhou 15 medalhas. Então, para o Brasil, que nunca tinha tinha tido dois dígitos em medalha, foi fantástico”.
— Marcos Uchoa | repórter
Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Atlanta, com comentários de Marcos Uchoa, Globo Repórter, 19/07/1996.

Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Atlanta, com comentários de Marcos Uchoa, Globo Repórter, 19/07/1996.

Estrutura da Globo

Para a transmissão dessa cobertura, a Globo montou um estúdio e usou dois satélites, disponíveis 24 horas por dia. Além das imagens oficiais – geradas pela rede norte-americana NBC, detentora dos direitos de transmissão do evento –, a cobertura da Globo também contou com câmeras exclusivas.  Parte da programação foi exibida diretamente de Atlanta, como no caso do 'Globo Esporte' e do 'Placar Eletrônico', além de transmissões como a do 'Esporte Espetacular', que tinha blocos inteiros voltados para os Jogos.

Um dos destaques da cobertura foram as entrevistas com atletas da delegação brasileira, feitas depois de um dia de atividades ou na véspera de uma prova. As entrevistas só foram possíveis graças ao recurso da videoconferência, uma vez que a presença de jornalistas não era permitida na Vila Olímpica.

Outros pontos altos foram a entrevista no estúdio do 'Jornal Nacional' com a equipe da Seleção feminina de vôlei, então comandada pelo técnico Bernardinho, e uma matéria do repórter Marcos Uchoa, que conversou com o nadador Gustavo Borges logo após a conquista da medalha de prata.

BOLETIM OLÍMPICO: o programa mostra a despedida do velocista Carl Lewis, nove vezes campeão olímpico, nas Olimpíadas de Atlanta, 29/07/1996.

BOLETIM OLÍMPICO: o programa mostra a despedida do velocista Carl Lewis, nove vezes campeão olímpico, nas Olimpíadas de Atlanta, 29/07/1996.

Foram elaborados programas específicos com os informes sobre as competições. No 'Boletim Olímpico', exibido de segunda a sexta, ao meio-dia e às 23h30, eram apresentados os fatos que antecederam o evento e, depois, a cobertura das competições. A edição noturna resumia o dia olímpico, sendo apresentada por Fernando Vannucci e Sandra Annenberg.

Vinheta de abertura da Olimpíada de Atlanta, 1996.

Vinheta de abertura da Olimpíada de Atlanta, 1996.

Os humoristas do 'Casseta & Planeta, Urgente!' – representados por Bussunda, Beto Silva, Hubert e Reinaldo –  fizeram esquetes exibidos ao longo da programação especial da Olimpíada de 1996. A irreverência também foi marca da coluna Pira Pirou, apresentada pelo jornalista Márcio Canuto, dentro do 'Esporte Espetacular'.

O programa faz graça com eventos ocorridos durante as Olimpíadas. Narração de Francisco Milani.

O programa faz graça com eventos ocorridos durante as Olimpíadas. Narração de Francisco Milani.

GALERIA DE FOTOS

32 fotos
Galeria de fotos Transmissão e cobertura

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)