Por Memória Globo

Arte/Memória Globo

A Globo enviou para Atlanta cerca de 100 profissionais, entre técnicos e jornalistas. Em 1996, o canal por assinatura Sportv também participou da transmissão do evento. A equipe de repórteres foi formada por Marcos Uchoa, Ernesto Paglia, Denise Chahestian, Maurício Kubrusly, César Augusto, Sandra Annenberg, entre outros. Os apresentadores foram Fátima Bernardes, Paulo Henrique Amorim, Maurício Torres e Cléber Machado. A cobertura do futebol teve uma equipe exclusiva: os repórteres Tino Marcos e Mauro Naves acompanharam o técnico Zagallo e os jogadores. As partidas eram narradas por Galvão Bueno.

Equipe da Globo nas Olimpíadas de Atlanta - 1996 — Foto: Arte Memória/Globo

A Globo contou também com o apoio de personalidades para os comentários dos jogos: Isabel, ex-jogadora de vôlei, acompanhou as competições da Seleção feminina; Arnaldo Cesar Coelho e Paulo Roberto Falcão comentaram o futebol; o técnico Bebeto de Freitas foi responsável pelo vôlei masculino; e o ex-jogador Marcel de Souza, pelo basquete masculino.

O então diretor da Central Globo de Jornalismo era Evandro Carlos de Andrade. A direção editorial para a Olimpíada ficou a cargo de Luís Erlanger; a direção de esportes, com Luiz Fernando Lima; e a direção de redação em Atlanta era de Luiz Nascimento.

A então repórter Sandra Annenberg relembra a cobertura: “Trabalhar em evento é muito interessante, porque ele tem começo, meio e fim muito definidos. E todo mundo num gás. As pessoas viram a noite, trabalham sem parar, tudo por uma cobertura exemplar. Você fica perto de todo mundo, dos câmeras, editores, produtores, todo mundo numa redação minúscula, geralmente; e uma redação que fica no meio de tantas outras redações de gente do mundo inteiro, de outras emissoras concorrentes. É uma troca impressionante. Assim, profissionalmente, todo mundo tem que cobrir um grande evento”.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)