Por Memória Globo

Arte/Memória Globo

O investimento maciço em segurança feito pelos americanos não impediu que uma bomba de fabricação caseira explodisse no Centennial Park, espaço no centro de Atlanta que abrigava uma feira de negócios e entretenimento. Uma mulher morreu em decorrência da explosão, que ocorreu no dia 27 de julho e deixou 110 feridos. Outra vítima foi um cinegrafista turco, que sofreu um ataque cardíaco quando corria para registrar imagens do incidente.

Na hora da explosão, Cléber Machado estava no IBC e ficou responsável pela transmissão das notícias durante toda a madrugada e o dia seguinte.

Acabou o Jornal da Globo, e a gente estava indo embora. Vieram correndo dois caras da Engenharia da Globo e falaram: ‘Pô, estourou uma bomba’. Nós voltamos para a redação. Àquela hora, não tinha ninguém no escritório. A gente começou a entrar [na programação], de madrugada”.
— Cléber Machado | locutor esportivo
Reportagem de Ernesto Paglia sobre o atentado à bomba no Parque do Centenário, Olimpíada de Atlanta, Fantástico, 28/07/1996.

Reportagem de Ernesto Paglia sobre o atentado à bomba no Parque do Centenário, Olimpíada de Atlanta, Fantástico, 28/07/1996.

Quem estava fora do centro de imprensa no momento da explosão não pôde mais entrar, e a equipe que estava de plantão trabalhou por quase 24 horas, como lembra Fernando Guimarães, então diretor de Eventos da Globo: “O Cléber Machado ficou lá dentro quase um dia inteiro, 24 horas, sem poder sair. Não tinha comida, não tinha nada lá dentro. A gente ficou transmitindo de lá para todos os telejornais. O Cléber, que é uma pessoa de esporte, fez ancoragem dos jornais. Ninguém mais tinha acesso a essa área”.

A cobertura do Jornal Nacional de sábado, dia 28 de julho, divulgou informações sobre o trabalho da polícia, imagens da multidão no Centennial Park e o pronunciamento do então presidente americano Bill Clinton, com reportagens de Ernesto Paglia, César Augusto e Paulo Henrique Amorim.

A partir da explosão da bomba, evidentemente, a vida ficou bem mais difícil, porque a segurança se fechou, todos os cuidados foram redobrados, aí tudo ficou mais complicado, tinha que ser revistado da cabeça aos pés, mas, felizmente, não aconteceu mais nada. Se isso foi a preço a pagar, valeu”.
— Ernesto Paglia | repórter

GALERIA DE FOTOS

5 fotos
Galeria de fotos Atentado

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)