Comandadas por Paula e Hortência, brasileiras vencem cubanas por 97 a 76 e sobem no degrau mais alto do Pan-Americano de Havana. Baú do Esporte, 11/08/1991.
Realizado entre os dias dois e 18 de agosto, o Pan-Americano de Havana, Cuba, em 1991, foi um marco na história dos Jogos: o evento impôs pela primeira vez uma derrota aos EUA no quadro de medalhas. Apesar do favoritismo, os norte-americanos foram superados pelos cubanos, os donos da casa: 140 a 130 na disputa das medalhas de ouro.
A Globo acompanhou este resultado inédito e transmitiu os melhores momentos do 11º Pan-Americano, que contou com 4.519 atletas dispostos em 30 modalidades. O público pode acompanhar as vitórias e as medalhas brasileiras durante os Jogos pelos noticiários especiais nos telejornais – Jornal Hoje, Jornal Nacional, Jornal da Globo, Globo Esporte, Esporte Espetacular e Placar Eletrônico da emissora.
Exibição: 02/08/1991 a 18/08/1991
Medalhas do Brasil
Na delegação com mais de 300 atletas, o grande destaque brasileiro nos Jogos de Havana foi o basquete feminino, que derrotou as donas da casa na final por 97 a 76. O Placar Eletrônico exibiu os melhores momentos da partida e destacou o bom desempenho de Hortência, ala da seleção.
Outro personagem que fez história em Havana foi Robson Caetano. Em prova exibida no 'Esporte Espetacular' do dia 5 de agosto, o velocista venceu a prova dos 100 metros rasos e levou o primeiro ouro brasileiro na disputa mais rápida do atletismo. Robson Caetano venceu também a prova dos 200m. O 'Esporte Espetacular' exibiu também as conquistas do então fenômeno Gustavo Borges, que aos 19 anos voltou ao Brasil com cinco conquistas: duas de ouro, duas de prata e uma de bronze.
Equipe
Nos Jogos Pan-Americanos de Havana, a Globo enviou dois profissionais para Cuba para fazer a transmissão do evento. Daniel Andrade foi o cinegrafista e Luiz Fernando Lima produziu reportagens especiais.
Destaques
O repórter Luís Fernando Silva Pinto mostrou em reportagem ao 'Fantástico' que Cuba foi o maior destaque do Pan de Havana. Pela primeira vez na história o país liderou o quadro de medalhas, ficando à frente dos EUA e impondo uma diferença de dez conquistas de ouro. Na reportagem, o jornalista exibiu algumas das conquistas cubanas no boxe, no levantamento de peso, no atletismo e no vôlei.
FONTES:
Boletim de Programação da Rede Globo, 03/08/1991; CEDOC/TV Globo, 16/09/2014. |
FONTES: