Memoria Globo
Jogos Pan-Americanos da Cidade do México: Provas de saltos ornamentais com os atletas Milton Braga (Brasil), Carlos Giron (México) e Tim Moore (EUA). Narração de Ciro José. TV Ano 25, 01/01/1975.

Jogos Pan-Americanos da Cidade do México: Provas de saltos ornamentais com os atletas Milton Braga (Brasil), Carlos Giron (México) e Tim Moore (EUA). Narração de Ciro José. TV Ano 25, 01/01/1975.

Nem os Jogos Pan-Americanos de 1975 escaparam dos resquícios de intolerância deixados pelo golpe militar no Chile dois anos antes. O país era o escolhido para sediar a competição, mas com a recusa do governo, o Pan-Americano acabou sendo realizado na Cidade do México. São Paulo chegou a fazer parte do calendário do Pan, mas um surto de meningite inviabilizou as chances da capital paulista. Os organizadores aproveitaram, então, a estrutura dos Jogos Olímpicos de 1968 e da Copa do Mundo de 1970 e optaram pelo país da pintora mexicana Frida Kahlo.

No dia 12 de outubro de 1975, a Globo transmitiu ao vivo, às 14 horas, a cerimônia de abertura dos VII Jogos Pan-Americanos, diretamente da capital mexicana. Os Jogos evento foram até o dia 26 e contaram com 3.146 atletas de 33 países. Antônio Carlos Moreno foi o porta-bandeira da delegação brasileira. O atleta defendeu a seleção de vôlei por mais de 20 anos e conquistou três medalhas de prata e uma de bronze em Jogos Pan-Americanos.

A Globo cobriu o evento e transmitiu boletins diários, de segunda a sexta, às 23 horas, que mostraram os melhores momentos dos Jogos, as quebras de recordes, as disputas em que as equipes brasileiras participaram e as cenas mais emocionantes. Nos fins de semana, os boletins eram apresentados após o filme de Primeira Exibição, no sábado, e após o Fantástico, no domingo.

FONTE: Boletim de Programação da Rede Globo, 11/10/1975. CEDOC/TV Globo, 27/06/2014.

EXIBIÇÃO: 12/10/1975 a 26/10/1975

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)