A polêmica no GP de Cingapura não tirou o brilho de Felipe Massa em 2008. O brasileiro venceu seis dos 18 circuitos e ficou com o vice-campeonato. Após um início conturbado de temporada, quando o piloto da Ferrari foi incapaz de terminar as duas primeiras corridas, Massa deslanchou na terceira e venceu, como em 2007, o GP do Bahrein. Seu sucesso contrastou com as dificuldades de Rubens Barrichello, que correu pela Honda, e Nelsinho Piquet, da Renault.
Barrichello subiu ao pódio apenas uma vez no ano, no GP da Grã-Bretanha, quando tirou o terceiro lugar. Ele não ficava entre os primeiros há três anos, desde o GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.
O outro brasileiro na temporada, Nelsinho Piquet, também não teve motivo para comemorar. Apesar de estreante, foi criticado por pontuar apenas na oitava corrida, quando chegou na sétima posição. Além disso, pesou também o envolvimento no polêmico GP de Cingapura. O auge do piloto foi no décimo GP do ano, na Alemanha. Na ocasião, o corredor da Renault ficou em segundo lugar, seguido de Felipe Massa. Nelsinho e Massa foram protagonistas de uma cena que não ocorria desde 25 de agosto de 1991, em SPA, sede do extinto GP da Bélgica: dois brasileiros no pódio. Naquele ano, lado a lado, estiveram o pai de Nelsinho, Nelson Piquet – em terceiro lugar – pela extinta Benetton e o campeão Ayrton Senna, pela McLaren.
GP DA TURQUIA
O Grande Prêmio da
Turquia, em 11 de maio, marcou a carreira dos brasileiros Felipe Massa e Rubens
Barrichello. Logo que a corrida começou, Rubinho entrou para a história ao
disputar seu 257º GP e se tornar um dos três pilotos com mais competições na
F1. Felipe Massa, por sua vez, confirmou sua supremacia no autódromo de
Istambul. O brasileiro da Ferrari, pela terceira vez em quatro anos, ganhou a
prova depois de largar na pole position.
Com a conquista em
Istambul, Felipe Massa venceu sua segunda prova no ano e confirmou a boa fase
na temporada de 2008. Após largar em primeiro, o brasileiro se manteve na ponta
durante boa parte da corrida, deixando seu algoz na temporada, Lewis Hamilton,
ultrapassá-lo somente na 24ª volta. No terceiro pit stop do inglês, na 45ª
volta, entretanto, Massa reassumiu a ponta e seguiu até conquistar mais uma
vitória. Barrichelo, da Honda, ficou em 16º e Piquet, da Renault, em 17°.
Reportagem de Mariana Becker sobre o desempenho dos pilotos brasileiros Nelsinho Piquet, Rubens Barrichello e Felipe Massa no Grande Prêmio da Turquia, Globo Esporte, 12/05/2008.