TEMPORADA
Michael Schumacher dominou a temporada 2002, que começou com o Grande Prêmio da Austrália. O piloto alemão conquistou o título Mundial e igualou a marca de cinco campeonatos, que antes pertencia ao argentino Juan Manuel Fangio. Um dos momentos mais polêmicos da temporada foi no GP da Áustria, em 12 de maio, quando a Ferrari deu uma ordem direta para o piloto brasileiro Rubens Barrichello deixar seu companheiro de equipe, Schumacher, passar e vencer a prova.
A cobertura das provas ao longo da temporada contou com a narração de Galvão Bueno, Cléber Machado e Luís Roberto e com as reportagens de João Pedro Paes Leme, Pedro Bassan e Tadeu Schmidt. A última prova da temporada foi no Japão, no circuito de Suzuka, com vitória de Schumacher.
GP BRASIL
A Rede Globo transmitiu exclusivamente para todo o país o Grande Prêmio do Brasil, disputado em 31 de março. O colombiano Juan Pablo Montoya foi o destaque dos treinos oficiais ao garantir a pole position com o melhor tempo. O GP do Brasil foi a terceira prova da temporada 2002 e teve a participação dos brasileiros Rubens Barrichello, Enrique Bernoldi e do estreante Felipe Massa. O mais novo piloto brasileiro chegou na categoria após conquistar o título na F-3000 europeia.
O melhor desempenho da corrida foi o de Rubens Barrichello, que largou na oitava posição e conseguiu chegar ao segundo lugar, com a arquibancada em pé no autódromo, mas a Ferrari quebrou e ele teve que abandonar a corrida. Michael Schumacher liderou de uma ponta à outra, após ultrapassar Montoya na largada. Com o GP do Brasil, o piloto alemão conquistou a 55º vitória da carreira e o centésimo pódio na Fórmula 1. Pelé foi convidado para dar a bandeirada no final da corrida, mas alguns segundos de distração fizeram com que o rei do futebol não visse o final da prova. O atraso da bandeirada foi noticiado em todo o mundo.
A corrida teve a direção de Esportes de Luís Fernando Lima, a direção de operação de Fernando Guimarães, direção de eventos de Emanuel Castro, a narração de Galvão Bueno, os comentários de Reginaldo Leme e as reportagens de João Pedro Paes Leme e Pedro Bassan.
Reportagem de João Pedro Paes Leme sobre o recorde de Michael Schumacher de ser o primeiro piloto na história da Fórmula 1 a subir no pódio em todas as provas da temporada de 2002, além de sagrar-se pentacampeão da Fórmula 1, 13/10/2002.
EXIBIÇÃO03/03/2002 a 13/10/2002
FONTE: “A mais bela aula do professor Michael Schumacher”, “Maior experiência garante vitória”, O Globo, 1 abr 2002; “Sete segundos marcantes”, O Globo, 2 abr 2002; Informações cedidas por Ricardo Porto.