Memoria Globo

O especialista em aerodinâmica Adrian Newey entrou para equipe Williams na temporada de 1990 e, em pouco tempo, ocupou o cargo de desenhista chefe da escuderia. Newey foi um dos principais responsáveis pelo domínio da Williams na categoria durante a primeira parte da década de 1990. O campeonato começou com o Grande Prêmio dos Estados Unidos, no circuito de Phoenix.

No GP do Japão, em 21 de outubro, na penúltima prova do campeonato Ayrton Senna e Alain Prost voltaram a se chocar, como no ano anterior, gerando mais uma vez controvérsia nos bastidores da Fórmula 1. Dessa vez, a vantagem foi para o piloto brasileiro, que conquistou o seu segundo título Mundial após vários duelos nas pistas com o seu companheiro de equipe.

No GP da Austrália, foi definida a classificação geral do Mundial. Nelson Piquet, competindo pela equipe Benetton, dividiu o terceiro lugar do campeonato com Gerhard Berger, da McLaren. Com a narração de Galvão Bueno e os comentários de Reginaldo Leme, a Rede Globo acompanhou todas as provas da temporada.

O Grande Prêmio do Brasil voltou a ser disputado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no dia 25 de março. A pista foi totalmente reformada para a prova, a segunda etapa da temporada de 1990, e teve o seu traçado reduzido de 7.823 para 4.325 metros.

A Rede Globo utilizou 16 câmeras na transmissão, sendo que 11 delas estavam voltadas especialmente para o circuito. Os equipamentos foram instalados em pontos privilegiados do circuito, como a curva do Laranjinha, considerada por alguns pilotos como a mais difícil de Interlagos. Quatro minicâmeras também foram instaladas nos carros dos pilotos. Os sinais desse equipamento nos carros eram retransmitidos para um helicóptero da emissora que sobrevoava o autódromo durante a prova.

A transmissão contou com oito ilhas de videoteipe para reproduzir as imagens mais marcantes da prova. Cerca de 400 profissionais, entre técnicos, engenheiros e jornalistas trabalharam na cobertura do evento. A equipe da Globo levou mais de um mês para avaliar os melhores pontos de instalação das câmeras e da central de jornalismo, onde Galvão Bueno e Reginaldo Leme narraram a corrida. O GP do Brasil foi transmitido para mais de 30 países e atingiu cerca de 400 milhões de telespectadores no mundo todo.

No sábado antes da corrida, dia 24 de abril, o programa Sinal Verde mostrou o grid de largada, os últimos treinos oficiais e as novas mudanças na pista, uma novidade para os pilotos, inclusive os brasileiros – Ayrton Senna, Nelson Piquet, Maurício Gugelmin e Roberto Pupo Moreno.

Para a cobertura do GP do Brasil, foi produzido também um especial, exibido antes da largada com um histórico do circuito paulista. O programa foi interrompido com a entrada de flashes que mostravam cenas dos boxes e da movimentação dos pilotos. O telespectador brasileiro pôde acompanhar ainda um clip com os mais fantásticos acidentes nas provas de Fórmula 1. Um deles foi o do piloto brasileiro Maurício Gugelmin, que saiu ileso após capotar no Grande Prêmio da França, em 1989.

Ayrton Senna conseguiu o melhor tempo nos treinos oficiais e saiu na frente no GP do Brasil. A pole position foi 43º da carreira do piloto. Mas a vitória foi de Alain Prost, que venceu a prova no Brasil pela sexta vez. Gerhard Berger foi o segundo colocado, e Ayrton Senna ficou em terceiro lugar, após um acidente que o obrigou a entrar nos boxes para consertar o bico de seu carro. Mais de 100 mil pessoas foram ao autódromo assistir ao GP do Brasil.

Narração de Galvão Bueno sobre melhores momentos do GP do Japão, que deu o segundo título do Mundial de F1 ao piloto Ayrton Senna, Fantástico, 21/10/1990.

Narração de Galvão Bueno sobre melhores momentos do GP do Japão, que deu o segundo título do Mundial de F1 ao piloto Ayrton Senna, Fantástico, 21/10/1990.

EXIBIÇÃO 11/03/1990 a 04/11/1990

GP JAPÃO

O GP do Japão, no
dia 21 de outubro, foi pela segunda vez consecutiva o palco da rivalidade entre
Senna e Prost, que decidiram neste circuito mais um título mundial da Fórmula
1. Experiente, Senna não deu chances ao francês, que havia sido campeão na
temporada passada.

O duelo entre os dois pilotos não passou de oitocentos metros. O brasileiro, numa das primeiras curvas, chocou seu carro com o do francês, que tentava ultrapassagem arriscada. Com os dois quebrados e parados na terra, Senna se consagrou como o novo bicampeão do mundo. Em uma tarde brasileira em Suzuka, Nelson Piquet venceu a corrida e Roberto Moreno foi o segundo.

BPRG, 897, 950; Cláudia Belém, “Sensação de estar na pista”, GLO, 24 mar 1990;  “Os brasileiros no GP Brasil”, O Globo, 31 mar 2002; Fita – DOC: RJ 52 – 0003297, “Como será a transmissão do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, matéria exibida em 24 mar 1990 no Jornal Nacional.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)