TEMPORADA
A Rede Globo acompanhou com exclusividade as provas da temporada de 1977, com a narração de Luciano do Valle e comentários de Ciro José. A primeira prova foi realizada na Argentina. No GP do Japão, última corrida do ano, uma colisão entre os pilotos Gilles Villeneuve e Ronnie Peterson atingiu um grupo de fotógrafos e seguranças. Duas pessoas do grupo morreram. Teve como campeão o austríaco Niki Lauda da Ferrari, sendo vice-campeão o sul-africano Jody Scheckter da Wolf.
GP DO BRASIL
A segunda prova do mundial de pilotos da temporada de 1977 foi no Brasil. A corrida foi transmitida com exclusividade pela Rede Globo ao vivo do Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no dia 23 de janeiro. A cobertura da Globo teve supervisão de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, direção de imagem de Aloysio Legey, produção de Arnaldo Artilheiro, narração de Luciano do Valle, comentários de Ciro José e reportagens de J. Hawilla. Fernando Vilela foi o coordenador de câmera lenta (slow motion)
Antes da corrida, a Rede Globo apresentou a movimentação das equipes nos boxes, entrevistas com os pilotos, mecânicos e organizadores da prova; e destacou ainda uma matéria na qual foram analisados detalhes da pista de Interlagos. Para a transmissão foram utilizadas seis câmeras, instaladas a 24 metros de altura, sendo que uma delas ficou nos boxes para acompanhar o trabalho das equipes.
Para registrar os momentos emocionantes da corrida, foram usados recursos técnicos como o videoteipe e a câmera lenta. Informações adicionais como o nome dos pilotos e o número de voltas eram apresentadas por um gerador de caracteres em português e inglês, já que a prova era transmitida para diversos países. Durante a corrida, nove carros perderam o controle na curva mais veloz do Autódromo de Interlagos. Essa foi a última prova do piloto brasileiro José Carlos Pace. O vencedor do GP do Brasil foi Carlos Reutemann, da Argentina, pela equipe Ferrari.
EXIBIÇÃO 09/01/1977 a 23/10/1977
FONTES: BPRG, 210, 950; “Os brasileiros no GP Brasil”, O Globo, 31 mar 2002.