Memoria Globo

TEMPORADA

A Rede Globo acompanhou com exclusividade as provas da temporada de 1977, com a narração de Luciano do Valle e comentários de Ciro José. A primeira prova foi realizada na Argentina. No GP do Japão, última corrida do ano, uma colisão entre os pilotos Gilles Villeneuve e Ronnie Peterson atingiu um grupo de fotógrafos e seguranças. Duas pessoas do grupo morreram. Teve como campeão o austríaco Niki Lauda da Ferrari, sendo vice-campeão o sul-africano Jody Scheckter da Wolf.

GP DO BRASIL

A segunda prova do mundial de pilotos da temporada de 1977 foi no Brasil. A corrida foi transmitida com exclusividade pela Rede Globo ao vivo do Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no dia 23 de janeiro. A cobertura da Globo teve supervisão de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, direção de imagem de Aloysio Legey, produção de Arnaldo Artilheiro, narração de Luciano do Valle, comentários de Ciro José e reportagens de J. Hawilla. Fernando Vilela foi o coordenador de câmera lenta (slow motion)

Antes da corrida, a Rede Globo apresentou a movimentação das equipes nos boxes, entrevistas com os pilotos, mecânicos e organizadores da prova; e destacou ainda uma matéria na qual foram analisados detalhes da pista de Interlagos. Para a transmissão foram utilizadas seis câmeras, instaladas a 24 metros de altura, sendo que uma delas ficou nos boxes para acompanhar o trabalho das equipes.

Para registrar os momentos emocionantes da corrida, foram usados recursos técnicos como o videoteipe e a câmera lenta. Informações adicionais como o nome dos pilotos e o número de voltas eram apresentadas por um gerador de caracteres em português e inglês, já que a prova era transmitida para diversos países. Durante a corrida, nove carros perderam o controle na curva mais veloz do Autódromo de Interlagos. Essa foi a última prova do piloto brasileiro José Carlos Pace. O vencedor do GP do Brasil foi Carlos Reutemann, da Argentina, pela equipe Ferrari.

EXIBIÇÃO 09/01/1977  a 23/10/1977

FONTES: BPRG, 210, 950; “Os brasileiros no GP Brasil”, O Globo, 31 mar 2002.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)