TEMPORADA
A primeira largada da Fórmula 1 na temporada foi dada em Buenos Aires, no Grande Prêmio da Argentina. Esse ano foi marcado por uma série de acidentes graves e pela despedida do piloto inglês Graham Hill da categoria — a sua última corrida foi no GP do Brasil. O piloto morreu em novembro desse mesmo ano, quando tentava aterrizar o seu avião particular em uma pista de golfe sob uma forte neblina nos Estados Unidos.
Na Fórmula 1, um momentos mais chocantes da temporada foi o acidente com o piloto Rolf Stommelen, no dia 27 de abril, no GP da Espanha. O carro de Stommelen saiu da pista e provocou a morte de cinco pessoas que assistiam à corrida. Nesse ano, o piloto austríaco Niki Lauda, da equipe Ferrari, conquistou o seu primeiro campeonato no Mundial de Pilotos. As provas da temporada tiveram a narração de Luciano do Valle e comentários de Ciro José. As ultrapassagens, as vitórias, os acidentes e as últimas notícias das corridas começaram a ser apresentadas no Fantástico, já que as provas passaram a ser disputadas aos domingos.
GP DO BRASIL
A transmissão em cores do Grande Prêmio Brasil foi feita pela Rede Globo no dia 26 de janeiro diretamente do Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A cobertura teve a direção de Arnaldo Artilheiro ; a produção de Teti Alfonso ; os comentários de Ciro José e José Maria Ferreira; narração de Luciano do Valle e reportagem de Juarez Soares.
A Globo mostrou os preparativos para a corrida e apresentou os treinos oficiais, que decidiram o grid de largada, no sábado, durante o programa Esporte Espetacular. Para a transmissão, foram destacadas sete profissionais da divisão de Esportes e uma equipe técnica responsável pela operação de quatro câmeras em cores, que davam uma ampla visão do circuito. A prova foi disputada em 44 voltas, no circuito de 7.223 metros, onde os carros podiam atingir em alguns trechos, como o retão, a velocidade de quase 300km/h. A Rede Globo transmitiu a corrida com exclusividade para todo o Brasil e mais nove países latino-americanos: Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, México, Equador, Peru, Colômbia e Venezuela.
Um dos principais destaques da prova foi o piloto Emerson Fittipaldi e o seu McLaren, número um. Mas, dessa vez, quem subiu ao lugar mais alto do pódio foi outro brasileiro, José Carlos Pace, que conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1. O segundo lugar foi de Emerson Fittipaldi.
EXIBIÇÃO 12/01/1975 a 05/10/1975
FONTE: BPRG, 107