Memoria Globo

TEMPORADA

A primeira largada da Fórmula 1 na temporada foi dada em Buenos Aires, no Grande Prêmio da Argentina. Esse ano foi marcado por uma série de acidentes graves e pela despedida do piloto inglês Graham Hill da categoria — a sua última corrida foi no GP do Brasil. O piloto morreu em novembro desse mesmo ano, quando tentava aterrizar o seu avião particular em uma pista de golfe sob uma forte neblina nos Estados Unidos.

Na Fórmula 1, um momentos mais chocantes da temporada foi o acidente com o piloto Rolf Stommelen, no dia 27 de abril, no GP da Espanha. O carro de Stommelen saiu da pista e provocou a morte de cinco pessoas que assistiam à corrida. Nesse ano, o piloto austríaco Niki Lauda, da equipe Ferrari, conquistou o seu primeiro campeonato no Mundial de Pilotos. As provas da temporada tiveram a narração de Luciano do Valle e comentários de Ciro José. As ultrapassagens, as vitórias, os acidentes e as últimas notícias das corridas começaram a ser apresentadas no Fantástico, já que as provas passaram a ser disputadas aos domingos.

GP DO BRASIL

A transmissão em cores do Grande Prêmio Brasil foi feita pela Rede Globo no dia 26 de janeiro diretamente do Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A cobertura teve a direção de Arnaldo Artilheiro ; a produção de Teti Alfonso ; os comentários de Ciro José e José Maria Ferreira; narração de Luciano do Valle e  reportagem de Juarez Soares.

A Globo mostrou os preparativos para a corrida e apresentou os treinos oficiais, que decidiram o grid de largada, no sábado, durante o programa Esporte Espetacular. Para a transmissão, foram destacadas sete  profissionais da divisão de Esportes e uma equipe técnica responsável pela operação de quatro câmeras em cores, que davam uma ampla visão do circuito. A prova foi disputada em 44 voltas, no circuito de 7.223 metros, onde os carros podiam atingir em alguns trechos, como o retão, a velocidade de quase 300km/h.  A Rede Globo transmitiu a corrida com exclusividade para todo o Brasil e mais nove países latino-americanos: Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, México, Equador, Peru, Colômbia e Venezuela.

Um dos principais destaques da prova foi o piloto Emerson Fittipaldi e o seu McLaren, número um. Mas, dessa vez, quem subiu ao lugar mais alto do pódio foi outro brasileiro, José Carlos Pace, que conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1. O segundo lugar foi de Emerson Fittipaldi.

EXIBIÇÃO 12/01/1975 a 05/10/1975

FONTE: BPRG, 107

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)