Memoria Globo

Começava a história da Fórmula 1 no Brasil. A Rede Globo transmitiu na íntegra várias corridas da temporada de 1973. A primeira prova foi o Grande Prêmio da Argentina, em Buenos Aires. As corridas na TV Globo tinham a narração de Julio de Lamare, que assumiu a coordenação de Esportes da emissora em março desse ano, e comentários de José Maria Ferreira, mais conhecido como Giu Ferreira. Já nessa época, a equipe da Globo transmitiu as provas em cores e diretamente dos circuitos em que eram realizadas as provas.

No dia 11 de julho de 1973, Julio de Lamare e Antonio Carlos Scavone, ex-piloto de Fórmula 3, embarcaram rumo a Paris para transmitir o Grande Prêmio da Inglaterra no circuito de Silverstone. Mas um acidente aéreo interrompeu a viagem perto do Aeroporto de Orly, na França, e os dois morreram. Julio de Lamare tinha assumido o departamento de Esportes na Globo em abril desse mesmo ano e se destacou na emissora com o trabalho nos Jogos Pan-Americanos de Cáli, nas Olimpíadas de Munique e na Fórmula 1. Já Scavone participava de vez em quando da transmissão fazendo comentários. O ex-piloto foi um dos responsáveis pela entrada do Grande Prêmio do Brasil no calendário oficial no Mundial de Pilotos. Na redação da emissora no Rio, a notícia do acidente chocou a todos.

Mesmo com a morte de de Lamare, a TV Globo transmitiu o GP da Inglaterra. A narração da prova foi de Giu Ferreira e os comentários do correspondente do jornal O Globo, na época, Janos Lengyel. Na corrida, Emerson Fittipaldi tentava recuperar a liderança do campeonato, que era do piloto escocês Jackie Stewart.

Após a morte de de Lamare, Luciano do Valle começou a narrar as corridas ao lado de Giu Ferreira, que revezava o cargo de comentarista com Pedro Luís. A direção de Esportes ficou então sob a responsabilidade de Ruy Viotti. O último GP transmitido pela TV Globo nessa temporada foi o da Alemanha. Ainda faltavam quatro corridas para a final, mas, como Emerson Fittipaldi não tinha mais chances de conquistar o título mundial, a TV Globo decidiu não apresentar as últimas provas. O campeão da temporada de 1973 foi Jackie Stewart da equipe Tyrrell-Ford.

O Grande Prêmio do Brasil de 1973 foi a primeira prova oficial do Mundial de Fórmula 1. Na corrida disputada em 11 de fevereiro no autódromo de Interlagos, em São Paulo, Emerson Fittipaldi liderou até a bandeirada final. A Rede Globo transmitiu o GP do Brasil com a narração de Julio de Lamare e comentários de José Maria Ferreira, o Giu Ferreira. 

Fontes: BPRG, 25, 27, 32 e 33; “De Lamare, um jornalista que conhecia os campeões”, GLO, 12 jul 1973; “Scavone, a nova vida de Interlagos” GLO, 12 jul 1973; “Os Arquivos da Fórmula 1”, Revista GRID; INF: Reginaldo Leme.

EXIBIÇÃO28/01/1973 a 05/08/1973

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)