Por Memória Globo

Memória Globo

Os Jogos de Santiago, que aconteceram entre 20 de outubro e 5 de novembro de 2023, não tiveram transmissão da Globo nem do Sportv (este último transmitiu o Parapan, em novembro). O Brasil saiu da competição com um recorde absoluto de medalhas.

Houve novidades naquela edição: três modalidades estrearam naqueles jogos, após também serem incorporados às Olimpíadas: breaking, escalada e skate.

Participaram 7 mil atletas de 41 países das Américas. O Brasil enviou 1020 pessoas na sua delegação, sendo 633 atletas.

Fechamos os Jogos com 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes, totalizando 205 medalhas (em 2019 haviam sido 171). Mais uma vez, conquistamos a vice-liderança no quadro, atrás apenas dos Estados Unidos, que subiu ao topo do pódio 286 vezes. 

Brasil faz campanha histórica nos Jogos Pan-Americanos de Santiago e ultrapassa 200 medalhas. Esporte Espetacular, 05/11/2023

Brasil faz campanha histórica nos Jogos Pan-Americanos de Santiago e ultrapassa 200 medalhas. Esporte Espetacular, 05/11/2023

As mulheres comandaram o Brasil na maior campanha da história do país em Jogos Pan-Americanos, com a maioria das medalhas de ouro e a maior parte das medalhas somadas pratas e bronze. Dos 66 ouros da delegação, 33 delas vieram com as mulheres, 30 com homens, e outras três em provas mistas. Dos 205 pódios, 95 foram com elas, 92 com eles, além de 18 em provas mistas. 

O grande destaque ficou por conta da ginástica rítmica, em que o Brasil conquistou os oito ouros em disputa, cinco individuais e três no conjunto. A esgrima voltou ao lugar mais alto do pódio depois de 56 anos e a conquista foi da equipe feminina de espada. Na canoagem slalom, Ana Satila ficou com dois ouros e chegou a cinco na história dos Jogos Pan-Americanos.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)