Por Memória Globo

Anibal Philot / Agência O Globo.

O Brasil disputou a primeira fase do mundial no Grupo 4, contra a Espanha, Irlanda do Norte e Argélia no Estádio Jalisco, em Guadalajara. Na estreia, a seleção entrou em campo diante da Espanha. O único gol da partida, no dia 1º de junho, foi marcado aos 17 minutos do segundo tempo: Júnior foi para o ataque, tocou para Careca, que chutou no travessão; a bola bateu no chão, e Sócrates a empurrou para as redes, finalizando em 1 a 0. No dia 6 de junho, o Brasil enfrentou a Argélia. Um gol de Careca, aos 21 minutos do segundo tempo, garantiu a vitória brasileira. Com duas vitórias, o Brasil praticamente estava nas oitavas de final. No dia 12 de junho, a seleção fez uma bela apresentação contra a Irlanda do Norte. Aos 15 minutos, Careca fez 1 a 0 depois de um cruzamento de Müller; aos 41, Josimar avançou com a bola e acertou o ângulo direito do goleiro Jennings. Em seguida, Zico – em sua estreia na Copa – deu um passe de calcanhar para Careca, que marcou, aos 43 minutos. O Brasil foi para as oitavas com três vitórias em três jogos, sem sofrer nenhum gol – a única defesa invicta da primeira fase.

Nas oitavas de final, o Brasil enfrentou a Polônia no Estádio Jalisco, em Guadalajara, no dia 16 de junho. Aos 30 minutos, uma falta de Wójcicki sobre Careca resultou num pênalti cobrado por Sócrates, que garantiu o primeiro gol da partida. No segundo tempo, aos 9 minutos, o lateral Josimar passou por dois zagueiros, entrou na área e chutou forte marcando 2 a 0. Aos 33 minutos, Careca tocou de calcanhar para Edinho, que travou a bola e deixou o goleiro no chão, tocando para o ângulo direito. Aos 40 minutos, Zico sofreu o segundo pênalti da partida, depois de ser derrubado pelo goleiro Mlynarczyk; Careca bateu e fechou o placar em 4 a 0.

Estreia do Brasil na Copa: Brasil 1 x 0 Espanha. Sócrates comemora o gol que deu a vitória para a Seleção Brasileira, Estádio Azteca, Cidade do México, 01/06/1986. — Foto: Anibal Philot / Agência O Globo.

França e Brasil se enfrentaram nas quartas de final, num dos melhores jogos da Copa. Durante os 90 minutos regulamentares e os 30 da prorrogação não houve sequer um cartão. Aos 17 minutos, Careca abriu o placar após uma combinação de toques entre Müller e Júnior. A França empatou aos 41, com um gol de Platini. A decisão foi para a prorrogação e, depois, para os pênaltis. A França venceu nos pênaltis, por 4 a 3, e o Brasil deixou a Copa – mesmo sem perder nenhum jogo e com a melhor defesa da competição.

SELEÇÃO BRASILEIRA

A seleção que defendeu o Brasil no mundial de 1986 era formada por: Carlos (goleiro), Josimar (lateral), Júlio César (zagueiro), Edinho (zagueiro), Branco (lateral), Elzo (meio-campo), Alemão (meio-campo), Sócrates (meio-campo), Júnior (meio-campo), Muller (atacante), Careca (atacante). Os reservas foram: Casagrande (atacante), Edson (lateral), Edivaldo (atacante), Falcão (meio-campo), Leão (goleiro), Mauro Galvão (zagueiro), Oscar (zagueiro), Paulo Victor (goleiro), Silas (meio-campo), Valdo (meio-campo), Zico (meio-campo). Técnico: Telê Santana.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)