Em 2014, o Brasil foi representado por: Julio César, Victor, Jefferson (goleiros), Daniel Alves, Maicon (laterais-direito), Marcelo e Maxwell (laterais-esquerdo) Thiago Silva, David Luiz, Henrique, Dante, (zagueiros), Luís Gustavo, Paulinho, Oscar, Ramires, Hernanes, Fernandinho, William (meias), Neymar, Fred, Hulk, Bernard e Jô (atacantes).
A seleção brasileira estreou na Copa no dia 12 de junho, no Itaquerão, em São Paulo, e enfrentou a Croácia. Apesar do gol contra de Marcelo, aos seis minutos de jogo, o Brasil conseguiu empatar ainda no primeiro tempo com gol de Neymar. Na segunda etapa, virou a partida para três a um. No segundo jogo, dia 17, a equipe brasileira foi mal e empatou com o México em zero a zero. O resultado obrigou a seleção a decidir sua classificação na última partida, contra Camarões. No dia 23 de junho, Neymar foi implacável. Fez dois gols e ajudou a seleção a vencer os camaroneses por quatro a um.
Reportagem de Tino Marcos sobre a vitória do Brasil por 3 a 1 contra a Croácia no jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014, na Arena Corinthians, Jornal Nacional, 12/06/2014.
Após passar da primeira fase em primeiro lugar no grupo A, a equipe de Felipão enfrentou o Chile no dia 28 de junho em jogo válido pelas oitavas-de-final. Foram 120 minutos – com prorrogação – de bola rolando sem gols. A eliminatória foi decidida nos pênaltis, onde Júlio César se consagrou e pegou três cobranças.
No dia 4 julho, nas quartas-de-final, a equipe de Felipão enfrentou a sensação da Copa: a Colômbia do então artilheiro James Rodriguez. Apesar da vitória por dois a um e a classificação para a semifinal, a seleção sofreu um grande revés ao perder Neymar, por contusão, e Thiago Silva, pelo terceiro cartão, para a partida seguinte contra Alemanha.
E foi nesta semifinal, no dia 8 de julho, que o Brasil sofreu sua maior derrota em 100 anos de seleção: sete a um para a Alemanha. Após o primeiro gol de Thomas Muller, aos 10 minutos, a equipe brasileira se perdeu e tomou quatro gols em seis minutos. O placar, que a essa altura já era histórico, ficou ainda maior no segundo tempo depois dos dois gols de André Schürrle. Fora da sonhada final no Maracanã, o Brasil ainda enfrentou a Holanda pela terceira colocação no dia 12 de julho, mas perdeu por três a zero.
Reportagem de Tino Marcos sobre a vitória do Brasil nos pênaltis por 3 a 2 contra o Chile após um empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2014 no Mineirão, em Belo Horizonte, Jornal Nacional, 28/06/2014.
Reportagem de Tino Marcos sobre a vitória do Brasil por 2 a 1 contra a Colômbia no Castelão, em Fortaleza, pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2014 no jogo que ficou marcado pela contusão de Neymar, Jornal Nacional, 04/07/2014.
Reportagem de Tino Marcos sobre a derrota histórica do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha pela semifinal da Copa do Mundo de 2014, no Mineirão, em Belo Horizonte, Jornal Nacional, 08/07/2014.
Reportagem de Tino Marcos sobre a derrota do Brasil por 3 a 0 para a Holanda na disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo de 2014 em Brasília, Jornal Nacional, 12/07/2014.