Por Memória Globo

Ricardo Nogueira/Editora Globo

Na Copa de 2014, a Globo fez a maior cobertura esportiva na história da emissora. Foram 64 jogos exibidos, 56 deles ao vivo. Nas equipes de transmissão, a Globo promoveu as estreias de Roberto Carlos, Juninho Pernambucano e Alex Escobar. Eles se juntaram ao tradicional time formado por Galvão Bueno, Cleber Machado, Luis Roberto, Rogério Correa, Rembram Jr, Walter Casagrande, Ronaldo, Caio Ribeiro, Júnior e Roger Flores. A análise da arbitragem nos jogos ficou sob o comando de Arnaldo Cesar Coelho, Leonardo Gaciba, Márcio Rezende de Freitas, Renato Marsiglia e Paulo Cesar de Oliveira.

Hulk, Marcelo, David Luiz, Fred e Daniel Alves no jogo entre Brasil X Camarões na Copa do Mundo de Futebol do Brasil, 2014. — Foto: Ricardo Nogueira/Editora Globo

EXIBIÇÃO: 12/06/2014 a 13/07/2014 | País Anfitrião: Brasil | Equipes: 32 | Jogos: 64 | Gols: 171 | Campeão: Alemanha | Vice: Argentina | Terceiro: Holanda | Quarto: Brasil

Logo da Copa do Mundo do Brasil - 2014 — Foto: Divulgação/Fifa

Reportagem de Renato Ribeiro sobre a final da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, vencida pela Alemanha por 1 a 0 contra a Argentina na prorrogação no estádio do Maracanã, Fantástico, 13/07/2014.

Reportagem de Renato Ribeiro sobre a final da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, vencida pela Alemanha por 1 a 0 contra a Argentina na prorrogação no estádio do Maracanã, Fantástico, 13/07/2014.

GALERIA DE FOTOS

16 fotos
Galeria de fotos Copa do Mundo do Brasil - 2014

ABERTURA

No dia 12 de junho, a Globo exibiu o show de abertura da Copa do Mundo 2014 diretamente do Itaquerão, em São Paulo. Com organização da Fifa e direção do italiano Franco Dragone, que produziu também a abertura da Eurocopa 2000, na Bélgica, o evento teve a apresentação de Cláudia Leitte, Jennifer Lopez e do rapper Pitbull. O trio cantou a música tema da Copa: We Are One.

A transmissão da cerimônia começou às 15h40 e foi feita por Galvão Bueno, Ronaldo, Casagrande e Arnaldo César Coelho. Os repórteres Tino Marcos, Eric Faria, Mauro Naves trouxeram informações complementares sobre o show e a seleção brasileira, que jogou às 17 horas contra a Croácia.

Reportagem sobre os melhores momentos da cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, realizada na Arena Corinthians, em São Paulo, Jornal Nacional, 12/06/2014.

Reportagem sobre os melhores momentos da cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, realizada na Arena Corinthians, em São Paulo, Jornal Nacional, 12/06/2014.

TRANSMISSÃO E COBERTURA

Na Copa de 2014, a Globo fez a maior cobertura esportiva na história da emissora. Foram 64 jogos exibidos, 56 deles ao vivo. Nas equipes de transmissão, a Globo promoveu as estreias de Roberto Carlos, Juninho Pernambucano e Alex Escobar. Eles se juntaram ao tradicional time formado por Galvão Bueno, Cleber Machado, Luis Roberto, Rogério Correa, Rembram Jr, Walter Casagrande, Ronaldo, Caio Ribeiro, Júnior e Roger Flores. A análise da arbitragem nos jogos ficou sob o comando de Arnaldo Cesar Coelho, Leonardo Gaciba, Márcio Rezende de Freitas, Renato Marsiglia e Paulo Cesar de Oliveira.

A cobertura da Copa do Mundo em um país continental representou um desafio logístico para os profissionais da Globo. Uma multiplicidade de sinais foi recebida na base da empresa, no bairro do Jardim Botânico, Rio de Janeiro, tanto dos estádios quanto das equipes de jornalismo espalhadas pelo Brasil. Para isso, foi ampliada a capacidade dos sistemas de gravação e edição de conteúdo, baseados em servidores de imagem e redes de dados.

Casagrande, Galvão Bueno, Ronaldo e Arnaldo César Coelho nos bastidores da cobertura da Copa do Mundo de 2014. — Foto: João Miguel Júnior/Globo

As imagens da transmissão das partidas foram geradas pela FIFA, que usou 34 câmeras. Nos jogos da Seleção Brasileira, a Globo botou em cena cinco câmeras exclusivas, para registrar imagens especiais dos jogadores, da cabine de transmissão e dos torcedores nos estádios.

De olho no futuro das transmissões esportivas, a Globo inovou e fez uma demonstração do jogo Brasil x Camarões, em 23 de junho, ao vivo em 8K. Foi a primeira vez que transmissões neste formato aconteceram ao vivo no Brasil. Esta é considerada a melhor definição de imagem disponível atualmente no mundo e sua sonorização, com 22.2 canais de áudio que replicam os sons do estádio, acentua a sensação de envolvimento dos espectadores.

A sessão para estudantes, jornalistas, professores, engenheiros e formadores de opinião aconteceram no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), em parceria com a Japan Broadcasting Corporation (NHK) – empresa japonesa líder mundial no desenvolvimento do Ultra HD 8K, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Nippon Telegraph and Telephone Corporation (NTT).

Glenda Kozlowski e Ivan Moré nos bastidores da cobertura da Copa do Mundo de 2014. — Foto: João Miguel Júnior/Globo

EQUIPE

A maior cobertura esportiva feita pela Globo mobilizou toda a Rede – 5 emissoras e 117 afiliadas – e garantiu que as seleções estivessem bem cobertas nas 12 cidades-sede que receberam o Mundial. Foram mais de 2.500 profissionais envolvidos no projeto. A emissora montou uma redação na Granja Comary (CT da Seleção) com oito equipes de reportagem seguindo cada passo dos jogadores, 24 horas por di

Oitenta repórteres trabalharam na cobertura. Cinco acompanharam os passos da Seleção Brasileira: Tino Marcos, Eric Faria, Mauro Naves,Marcos Uchôa e Kiko Menezes. Fernanda Gentil e Abel Neto foram responsáveis pelos flashes ao vivo na programação. Seis repórteres foram itinerantes e acompanharam alguns times mais cotados para disputar a taça: Carlos Gil (Itália), Guilherme Roseguini (Uruguai), Ernesto Paglia(Portugal), Pedro Bassan (Espanha), José Roberto Burnier (Argentina), Renato Ribeiro (Alemanha) e Marcelo Courrege (Holanda).

Flash ao vivo de Fernanda Gentil durante o RJTV 1ª Edição direto da Granja Comary, local de preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo 2014, RJTV 1ª Edição, 29/05/2014.

Flash ao vivo de Fernanda Gentil durante o RJTV 1ª Edição direto da Granja Comary, local de preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo 2014, RJTV 1ª Edição, 29/05/2014.

FINAIS

O Brasil venceu adversários perigosos, eliminou Chile e Colômbia, mas perdeu a semifinal no dia 8 de julho contra a Alemanha por 7 a 1. A seleção comandada por Joachim Low foi à final contra a Argentina, que eliminou a Holanda no dia 9 de julho.

A Globo transmitiu a final da Copa do Mundo no dia 13 de julho, diretamente do Maracanã, às 16 horas. Galvão Bueno narrou a partida entre Argentina e Alemanha marcada pelo equilíbrio, sendo decidida apenas no segundo tempo da prorrogação, após o gol de Mario Götze.

SELEÇÕES PARTICIPANTES

Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bósnia, Brasil, Chile, Colômbia, Camarões, Coreia, Costa-de-Marfim, Costa-Rica, Croácia, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Gana, Grécia, Holanda, Honduras, Inglaterra, Irã, Itália, Japão, México, Nigéria, Portugal, Rússia, Suíça, Uruguai.

Messi e Schweinsteiger no jogo Argentina X Alemanha na Copa do Mundo do Brasil, 2014. — Foto: Ricardo Nogueira/Editora Globo

Lionel Messi no jogo Argentina X Alemanha na Copa do Mundo do Brasil, 2014. — Foto: Ricardo Nogueira/Editora Globo

Alemanha conquista a Copa do Mundo do Brasil, 2014. — Foto: Ricardo Nogueira/Editora Globo

Lhan, Podolsky, Ozil, Muller comemoração a conquista da Copa do Mundo do Brasil, 2014. — Foto: Ricardo Nogueira/Editora Globo

PROGRAMAS ESPECIAIS

Antes do início da Copa do Mundo, a Globo estreou no dia 7 de abril o Rumo à Copa, uma espécie de almanaque de oito episódios com dados e números sobre a história dos mundiais, seleções e craques que estiveram no Brasil para o Mundial. O programa foi apresentado por Fernanda Gentil e Cristiane Dias e exibido ao vivo, às segundas-feiras, após o Jornal da Globo.

Outra atração voltada para o Mundial 2014 foi o boletim diário Por Dentro das Seleções. Com estreia no dia 17 de maio, o programa teve um minuto de duração e mostrou ao público mais curiosidades de cada uma das 32 seleções que disputaram a Copa do Mundo. Foram apresentadas as histórias das seleções, a classificação de cada uma delas, os craques do time, os técnicos e os adversários que enfrentaram na primeira fase.

Estreia do programa "Rumo à Copa" com apresentação de Fernanda Gentil e Cristiane Dias exibe música da Copa de Arlindo Cruz, Rumo à Copa, 07/04/2014.

Estreia do programa "Rumo à Copa" com apresentação de Fernanda Gentil e Cristiane Dias exibe música da Copa de Arlindo Cruz, Rumo à Copa, 07/04/2014.

FONTES

Boletins de programação, 04/2014, 05/2014, 06/2014 e 07/2014; GEHRINGER Max. “Almanaque dos Mundiais”; STUBBS, Ray. “O Livro dos Esportes; BAGGIO, Luiz Fernando. “Enciclopédia das Copas do Mundo”; LITVIN, Aníbal. “1000 Curiosidades sobre o Mundo da Bola que todo craque deveria saber”; “Chegou a Hora”. In: Folha de S.P., 06/2014; “Melhor do Mundo”. In: Folha de S.P., 06/2014; “Seleção repensa tática para conter Neymar maldoso”. In: Folha de S.P., 06/2014; “Esforço dobrado para vender a Copa do Mundo”. In: O Globo, 06/2014; “Derrota deixa Felipão insustentável” In: Folha de S.P., 07/2014.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)