Sob o comando do técnico Zagallo, a seleção brasileira não teve um bom desempenho no início da competição. Nos dois primeiros jogos da Primeira Fase, contra a Iugoslávia (13/06) e a Escócia (18/06), a seleção não marcou nenhum gol: as duas partidas ficaram no zero a zero.
No Parkstadion, em Gelsenkirchen, o Brasil enfrentou o Zaire com mais estilo em 22 de junho. Com total domínio da situação, aos 12 minutos Jairzinho marcou o primeiro gol. Dentro da grande área, o zagueiro Mukombo tentou uma bicicleta, e a bola foi parar nos pés de Jairzinho, que chutou cruzado no canto direito. Aos 21 minutos do segundo tempo, Rivelino acertou um gol da entrada da área no ângulo direito, fazendo 2 a 0. Uma incrível falha do goleiro Kazadi, aos 34 minutos do segundo tempo, deixou Valdomiro marcar mais um gol e a partida terminou em 3 a 0.
Paulo César Carpegiani avança sobre o gol escocês. Oitavas de Final. Brasil 0 x 0 Escócia, 18/06/1974
Segunda fase
O Brasil enfrentou a Alemanha Oriental na Segunda Fase do Mundial l, no Niedersachsenstadion, em Hannover, em 26 de junho. Depois de uma vitória sobre os vizinhos ocidentais, os alemães orientais estavam invictos havia 16 jogos. A Seleção Brasileira entrou em campo com garra, mas não conseguiu marcar no primeiro tempo. Aos 15 minutos do segundo tempo, uma falta cometida contra Jairzinho abriu espaço para Rivelino acertar entre o centro do gol e o canto esquerdo do goleiro Croy, fechando a partida em 1 a 0.
Em 30 de junho, também no Niedersachsenstadion, em Hannover, a Seleção Brasileira jogou contra a Argentina. O primeiro gol do Brasil saiu aos 32 minutos, quando Paulo César rolou para Rivelino, que chutou rasteiro no canto direito. Três minutos depois foi a vez da Argentina empatar: Brindsi cobrou uma falta por cima da barreira de sete jogadores e acertou no meio do gol. Foi o primeiro gol sofrido por Leão desde o início da Copa. No segundo tempo, Jairzinho marcou de cabeça, fechando a partida em 2 a 1.
_______________________________
Seleção brasileira
A equipe que representou o Brasil no mundial de 1974 tinha os seguintes atletas: Leão (goleiro), Zé Maria (lateral), Luís Pereira (zagueiro), Marinho Peres (zagueiro), Marinho Chagas (zagueiro), Carpeggiani (meio-campo), Rivelino (meio-campo), Paulo César (meio-campo), Valdomiro (atacante), Jairzinho (atacante) e Dirceu (atacante). Entre os reservas, estavam: Ademir da Guia (meio-campo), Alfredo (zagueiro), César (atacante), Edu (atacante), Leivinha (atacante), Marco Antônio (lateral), Mirandinha (atacante), Nelinho (lateral), Piazza (meio-campo), Renato (goleiro) e Valdir Pires (goleiro). Técnico: Mario Jorge Lobo Zagallo.
_______________________________
A Seleção Brasileira não teve uma boa atuação na partida contra a Holanda, em 3 de julho, no Westfalenstadion, em Dortmund. No primeiro tempo, três oportunidades de gol surgiram, mas o time do Brasil não conseguiu finalizar. Após o intervalo, o Brasil cometeu quatro faltas, bem aproveitadas pela “Laranja Mecânica”. Aos 5 minutos, Van Hanegem bateu para Neeskens, que tocou para Cruijff marcar por cima de Leão, que foi pego de surpresa. Aos 16 minutos, Zagallo tirou Paulo César e colocou Mirandinha em campo. O Brasil partiu para o ataque, mas a Holanda não se retraiu. Aos 20 minutos, Resenbrink tocou para Klol, que cruzou para Cruijff completar no canto esquerdo: Holanda 2 a 0.
Após a derrota para a Holanda, a Seleção Brasileira disputou o terceiro lugar do Mundial com a Polônia, sem sucesso. Com ritmo lento, o jogo teve poucos momentos de emoção: uma cabeçada de Deyna rente ao travessão e dois chutes brasileiros na trave, um de Rivelino, outro de Valdomiro. Aos 31 minutos, Lato correu para dentro da área brasileira e marcou o único gol da partida, deixando o Brasil em quarto lugar.