Memoria Globo

O Brasil fez sua estreia na Copa América contra o Chile, em 8 de julho e superou o adversário pelo placar de 1 a 0. Luis Fabiano foi o nome do jogo, marcando de cabeça após escanteio cobrado por Alex. O jornalista Eric Faria produziu reportagem que comparava o desempenho do camisa nove da seleção de Parreira com o nove do Chile, que até pênalti perdeu.

No desafio seguinte, em 11 de julho, a seleção de Parreira venceu a Costa Rica pelo placar de 4 a 1, gols de Juan e Adriano, que marcou três vezes. Luis Antonio Marin diminuiu para a Costa Rica. O repórter Mauro Naves destacou em reportagem para o Jornal Nacional o grande dia de Adriano, atacante que garantiu a vitória brasileira após grande atuação. 

Classificado para a segunda fase da competição, o Brasil enfrentou a seleção paraguaia no dia 14 de julho e perdeu por dois a um, gerando desconfiança com relação à convocação de Carlos Alberto Parreira e a capacidade da equipe. Em reportagem no Globo Esporte, Eric Faria relembrou o fraco desempenho brasileiro em duelos recentes contra os paraguaios.

Apesar dos treinos realizados na Granja Comary antes do torneio, a seleção não fez um preparo especial para se adaptar à altitude de Arequipa, cerca de 2.400 m acima do nível do mar. A cidade abrigou os jogos do Brasil na primeira fase. 

Reportagem de Eric Faria sobre a vitória do Brasil nos pênaltis por 5 a 3 sobre o Uruguai após um empate em 1 a 1 no tempo normal pela semifinal da Copa América 2004 no Peru, Globo Esporte, 22/07/2004.

Reportagem de Eric Faria sobre a vitória do Brasil nos pênaltis por 5 a 3 sobre o Uruguai após um empate em 1 a 1 no tempo normal pela semifinal da Copa América 2004 no Peru, Globo Esporte, 22/07/2004.

Reportagem de Eric Faria sobre a vitória do Brasil por 1 a 0 sobre o Chile na estreia pela Copa América 2004 no Peru, Globo Esporte, 09/07/2004.

Reportagem de Eric Faria sobre a vitória do Brasil por 1 a 0 sobre o Chile na estreia pela Copa América 2004 no Peru, Globo Esporte, 09/07/2004.

A seleção brasileira enfrentou o México nas quartas de final da Copa América no dia 14 de julho. A vitória por quatro a zero apagou a fraca atuação no último jogo, contra o Paraguai, e ainda ratificou o bom momento de Adriano, que marcou duas vezes e ainda deu assistência para Ricardo Oliveira fechar o placar. Após o jogo, Eric Faria entrevistou Carlos Alberto Parreira, que fez uma análise sobre as dificuldades em enfrentar o Uruguai, adversário da semifinal. Mas o Brasil venceu a batalha nos pênaltis, e os uruguaios foram eliminados no dia 21 de julho.

Em reportagem que foi ao ar no Globo Esporte, Eric Faria enfatizou o gol perdido, logo no início do jogo, por Darío Silva, atacante da Celeste que mesmo sem goleiro conseguiu chutar a bola no travessão de Júlio César. Nesta mesma reportagem, o jornalista ainda destacou os desafios nas penalidades máximas, onde era exigida concentração máxima e pontaria, além da grande atuação do goleiro Júlio César.

SELEÇÃO BRASILEIRATécnico: Carlos Alberto Parreira. Júlio César (goleiro), Fábio (goleiro); Mancini (lateral-direito), Maicon (lateral-direito), Gustavo Nery (lateral-esquerdo), Gilberto (lateral-esquerdo); Bordon (zagueiro), Cris (zagueiro), Juan (zagueiro), Luisão (zagueiro); Dudu Cearense (meia), Renato (meia), Kléberson (meia), Edu (meia), Diego (meia), Júlio Baptista (meia), Alex (meia), Felipe (meia); Adriano (atacante), Ricardo Oliveira (atacante), Vágner Love (atacante), Luís Fabiano (atacante).

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)