Memoria Globo

Após vencer o Peru, Honduras e o México, este último em final no dia 27 de julho, em Bogotá, a Colômbia consagrou-se campeã da Copa América de 2001. O gol da partida foi marcado por Ivan Cordoba. Os atletas Torrado e Juan Pablo Rodriguez, do México, foram expulsos.

O clima de guerra civil na Colômbia, desencadeado a partir da crise entre governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), cancelou não apenas as participações de Canadá e Argentina, mas, também, a do volante brasileiro Mauro Silva. Temendo por sua segurança, o capitão da equipe de Luiz Felipe Scolari não viajou com a seleção brasileira, que embarcou no dia 11 de julho.

O repórter Mauro Tagliaferri acompanhou a entrevista coletiva com o jogador, que explicou por que abandonou o grupo ainda no salão de embarque. Segundo o atleta, foi uma forma de protesto.

“Há uma semana não havia condições de a Copa América ser realizada na Colômbia. O que mudou para que isso possa acontecer agora? Quem me responde essa pergunta?” (Mauro Silva, volante).

Apesar de todos os problemas do evento, a Colômbia foi destaque na Copa América de 2001. A seleção treinada por Francisco Maturana, o mesmo que levou o país aos Mundiais de 1990 e 1994, teve ainda o artilheiro da competição (Víctor Aristizábal, com seis gols) e também o troféu Fair Play.

O mascote da competição foi Ameriko, um extraterrestre que deu o que falar. Ameriko foi muito criticado na época por ser muito pouco colombiano e por sua inconfundível semelhança com um desenho japonês. “Ameriko” significa “América” na tradução do espanhol para a linguagem do esperanto.

Reportagem de Mauro Tagliaferri sobre a coletiva de Mauro Silva justificando sua ausência da seleção brasileira na Copa América 2011 na Colômbia, Globo Esporte, 10/07/2001.

Reportagem de Mauro Tagliaferri sobre a coletiva de Mauro Silva justificando sua ausência da seleção brasileira na Copa América 2011 na Colômbia, Globo Esporte, 10/07/2001.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)