Reportagem de Roberto Thomé sobre a estreia do Brasil na Copa América 1997 na Bolívia com goleada de 5 a 0 sobre a Costa Rica, Globo Esporte, 14/06/1997.
A seleção brasileira estreou na Copa América de 1997 em 13 de junho e atropelou a Costa Rica pelo placar de 5 a 0. Os gols foram de Romário, Djalminha, Ronaldo (2) e Gonzalez (contra).
O repórter Roberto Thome acompanhou a partida e, no final do jogo, fez uma brincadeira com o número 13, atribuído ao azar, ao dia do jogo e, coincidentemente, à camisa de Djalminha, autor do primeiro gol brasileiro. Outro destaque da partida e também enfatizado pelo jornalista foi a briga entre Zagallo e Romário. O atleta reclamou em entrevista após ser substituído por Edmundo e foi repreendido pelo treinador.
No segundo duelo pela primeira fase da Copa América de 1997, em 16 de junho, o Brasil venceu o México por 3 a 2. A vitória deu tranquilidade à equipe de Zagallo, que voltou a vencer ( por dois a zero) o último confronto pela fase de grupos, contra a Colômbia, em 19 de junho. Os gols desta partida forma marcados por Dunga e Edmundo.
SELEÇÃO BRASILEIRA Taffarel (goleiro), Cafu (lateral-direito), Aldair (zagueiro), Márcio Santos (zagueiro), Mauro Silva (volante), Roberto Carlos (lateral-esquerdo), Giovanni (meia), Dunga (volante), Ronaldo (atacante), Leonardo (meia), Romário (atacante), Carlos Germano (goleiro), Djalminha (meia), Zé Maria (lateral-direito), Célio Silva (volante), Gonçalves (zagueiro), Zé Roberto (lateral-esquerdo), César Sampaio (volante), Flávio Conceição (volante), Denílson (atacante), Edmundo (atacante), Paulo Nunes (atacante) e Zagallo (treinador).