Por Memória Globo

Renato Rocha Miranda/Globo

'A Terra dos Meninos Pelados' foi ao ar em quatro episódios, exibidos em quatro domingos consecutivos. O musical conta a história de Raimundo (Herval Silveira), um menino diferente de todos os outros por ter um olho preto e um azul, além da cabeça pelada. Cansado de ser alvo de chacota na escola e nas ruas da cidade de Quadrangular, onde nasceu, Raimundo parte em uma viagem fantástica para um lugar onde as pessoas saibam conviver com as diferenças, e chega a Tatipirun, uma terra encantada onde todos os meninos são exatamente como ele: não têm cabelos e têm um olho de cada cor. Em Tatipirun, Raimundo conhece Talima (Amanda Ribeiro), Sardento (Christian Zucolotto), Fringo (Rafael Rodrigues), Pirenco (Gustavo Cordeiro) e Nanico (Raimundo Rocha), o baixinho mais emotivo da turma.

Os meninos pelados convidam o novo amigo para partir em uma aventura à procura de Caralâmpia (Fernanda Carvalho), a menina que virou princesa. Durante a busca, Raimundo conhece a floresta de Tatipirun e seus “personagens”: o rio de Sete Cabeças, que se afasta quando alguém necessita atravessá-lo; o chão fofo, onde não são necessários sapatos; o carro que fala; a aranha Rúbia (Isabel Guéron), que tece as roupas dos meninos; a Dona Laranjeira (Josie Antello), que conversa e distribui laranjas descascadas para as crianças; a Rã (Claudio Gabriel), que gosta de pregar peças; o macaco Guariba (Eduardo Andrade), que conta histórias e sempre dorme antes do final; e a cigarra (Ludmila Rosa), que canta para que todos durmam. No contato com os novos amigos, que julga serem iguais a ele, Raimundo começa a aprender que nem tudo é tão igual como parece. Ao conhecer os habitantes de Tatipirun, ele entende que sempre haverá diferenças entre os seres humanos, mesmo em uma terra maravilhosa onde tudo é possível. Raimundo descobre que cada menino tem uma característica diferente que, por vezes, o faz motivo de brincadeiras dos colegas. Após esta jornada, decide retornar a sua cidade de origem, compreendendo melhor a importância de valores como tolerância, confiança, autoestima e amizade.

Autoria: Cláudio Lobato | Redação: Cláudio Lobato, Cristiane Dantas, Guilherme Vasconcelos, Péricles C. Barros | Direção-geral: Márcio Trigo | Direção de núcleo: Denise Saraceni | Datas de exibição: 21/12/2003; 28/12/2003; 04/01/2004; 11/01/2004 | Horário: 12h30

Cena de 'A Terra dos Meninos Pelados' em que Raimundo (Herval Silveira) chega a Tatipirun, uma terra encantada onde todos os meninos são exatamente como ele: não têm cabelos e têm um olho de cada cor. Exibido em 21/12/2003.

Cena de 'A Terra dos Meninos Pelados' em que Raimundo (Herval Silveira) chega a Tatipirun, uma terra encantada onde todos os meninos são exatamente como ele: não têm cabelos e têm um olho de cada cor. Exibido em 21/12/2003.

Curiosidades

O intérprete do protagonista Raimundo, o menino Herval Silveira, teve que raspar a cabeça e usar uma lente de contato azul para viver o personagem. Ele foi escolhido em testes, entre 200 candidatos que concorriam ao papel. Anteriormente, ele já havia feito participações na novela 'Suave Veneno' e na minissérie 'Os Maias'.

Números Musicais

As aventuras de Raimundo são pontuadas por muitas canções. O programa conta com a participação de cantores e grupos musicais da MPB, que interpretam canções inéditas sobre temas e personagens abordados na história. O cantor e compositor Paulinho Moska, que também vive o professor de música de Raimundo na história, apresenta 'No Ar Noir', uma canção de sua autoria sobre as notas musicais; a banda Penélope faz uma performance em homenagem à cigarra, com a canção 'As Cigarras Antenadas', de Érica Martins e Gabriel Tomaz; o grupo Skank interpreta o tema do carro falante, cuja voz, aliás, é de Reynaldo Gianecchini; a banda Pato Fu canta a música 'Tudo', de autoria de John; Gabriel O Pensador se apresenta com 'Tudo Igual', dele e de André Gomes; o grupo Pedro Luís e a Parede canta 'Meu Nome é Raimundo', de Pedro Luís; Fernanda Abreu interpreta 'Aranha Rubia', dela e de Rodrigo Campello; os Detonautas, a música 'Terra Estranha', de autoria do grupo; e Lenine entoa a canção 'Diversidade', do próprio cantor. A cantora Zélia Duncan também participou do especial, apresentando 'Viajar de Trem', música de Lucinha Turnbull.

Fernanda Carvalho e Herval Silveira em 'A Terra dos Meninos Pelados', 2003 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

Herval Silveira em 'A Terra dos Meninos Pelados', 2003 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

Christian Zcolotto, Rafael Rodrigues, Amanda Ribeiro, Herval Silveira e Eduardo Andrade em 'Terra dos Meninos Pelados', 2003 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

Herval Silveira e Camille Heiss em 'Terra dos Meninos Pelados', 2003 — Foto: Rogério Domingues/Globo

Ficha Técnica

Elenco: Amanda Ribeiro – Talima | Camille Heiss – Clara | Christian Zucolotto – Sardento | Claudio Gabriel – Rã | Eduardo Andrade – Macaco Guariba | Fernanda Carvalho – Caralâmpia | Flávia Bonato – Professora de geografia | Gustavo Cordeiro – Pirenco | Gustavo Pereira – Pedro Bento Heitor Martinez – mágico Magirus | Herval Silveira – Raimundo | Isabel Guéron -Aranha Rúbia | Josie Antello – Dona Laranjeira | Ludmila Rosa – Cigarra | Paulinho Moska – Professor de música | Paulo Ricardo | Pedro Henrique Albuquerque – Saldanha | Pedro Paulo Rangel – tio Benjamin | Rafael Rodrigues – Fringo | Raimundo Rocha – Nanico | Telma Reston – Doceira

Autoria: Cláudio Lobato
Redação: Cláudio Lobato, Cristiane Dantas, Guilherme Vasconcelos, Péricles C. Barros
Cenografia: Fernando Schmidt
Assistência de cenografia:
Alexis Pabliano, Anne Bourgeois
Figurino: Beth Filipecki
Assistência de figurino:
Celia Oliveira, Elisa Coifman
Direção de fotografia: Henrique Leiner
Produção de arte: Denise Garrid
Assistência de produção de arte:
Marcia Niederauer
Produção de elenco:
Rosane Quintaes, Kika Freire
Coreografia:
Caio Nunes
Produção musical:
Marcio Lomiranda
Direção musical:
Mariozinho Rocha
Caracterização:
Marcelo Vedrossi
Equipe de apoio à caracterização: Eliane Veronez, Luiz Augusto Pires da Silva
Edição: Gilson Câmara
Sonoplastia:
Nelson Zeitoune, Renato Muniz
Efeitos visuais: Mauro Heitor
Efeitos especiais: Wilson Aquino
Ilustração: Graça Lima
Câmeras: Fernando Cruz, Renato Viana
Continuidade:
Maria Eugênia
Assistência de direção:
André Luiz Câmara
Produção de engenharia:
Carlos Câmara
Coordenação de produção: Walter Borghi
Gerência de produção:
Jayme Praça
Equipe de produção: Claudia Goldstein, Jorge Fernando, Malu Schwerdtner
Direção geral:
Márcio Trigo
Direção de núcleo: Denise Saraceni

FONTES

Boletim de Programação da Rede Globo, 12/2003; “Graciliano conformista” In Jornal do Brasil, 23/12/2003; “Carequinha” In O Dia, 08/12/2003; BERNARDO, André. “No mundo de Raimundo” In http://www1.an.com.br; http://www.releituras.com/graciramos_bio.asp; http://www.graciliano.com.br, acessados em 03/2009.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)