Memoria Globo

Artur (Rui Ricardo Diaz), de 33 anos, é ex-jogador de futebol, e o ex-PM Sergio (Erom Cordeiro), de 35 anos, é segurança particular. A enfermeira Bruna (Mariana Ximenes), de 34 anos, foi demitida do hospital onde cuidava de pacientes terminais. A psicóloga Sabrina Toledo (Cléo Pires), de 29 anos, foi sequestrada no passado. O economista José Augusto (Ademir Emboava), de 40 anos, tem ligação com a política.O time fica completo com o ex-padre Nando (Nicolas Trevijano), de 40 anos, a empresária Janette (Maria Clara Spinelli), de 38 anos, a atriz Cecília Damasceno (Vânia de Britto), de 48 anos, a dona de casa Diana (Fabiana Gugli), de 40 anos, o ex-lutador de MMA Luisão (Bruno Belarmino), de 34 anos, o médico Timóteo (Mário César Camargo), de 67 anos, e Dante (Ravel Andrade), de 20 anos, que não tem profissão.Após a primeira prova do líder, os jogadores formam grupos e a rivalidade aumenta entre eles. Entretanto, para sobreviver na Supermax, a união de todos será fundamental.

Jogo e liderança

Para vencer o reality, o participante, além de ganhar as provas, precisa conquistar o público. E o crime de cada um influencia o jogo. O primeiro programa revelou que Diana (Fabiana Gugli) largou a prostituição para se casar, mas, após sofrer agressões do marido, ela o assassinou. Ao longo da trama, o passado dos confinados é exposto e isso gera desconfiança e intrigas.

A primeira prova da atração foi de resistência. O participante que saísse por último de um container, ganhava a liderança. O vencedor foi Artur (Rui Ricardo Diaz), o que aumentou a rivalidade entre ele e Sergio (Erom Cordeiro), que conhece o crime cometido pelo ex-jogador. No passado, o ex-atleta se envolveu em um assalto que resultou no homicídio de um policial militar.

Doentes

A tensão aumenta no presídio. Diana (Fabiana Gugli) conta para os colegas que Augusto (Ademir Emboava) fez um acordo com políticos para participar do reality. Inconformado pela exposição, ele invade a cela de Diana e a estupra. Ao saber que ela tem Aids, o economista surta. A situação dele se agrava ao notar que está com sintomas da doença contraída por Cecília (Vânia de Brito).

Enquanto isso, Sabrina (Cléo Pires) toma uma decisão difícil. Para não morrer, a psicóloga acata a sugestão de Timóteo (Mário César Camargo) e amputa a perna. Já o ex-padre Nando (Nicolas Trevijano) se afasta do grupo ao ver que também foi infectado pelo vírus.

Medo

A “Supermax” deixa de obedecer aos comandos de Artur (Rui Ricardo Diaz) e ele perde a liderança. Os participantes acreditam que outra prova do líder será realizada. No entanto, a produção não entra mais em contato com os confinados e eventos estranhos começam a acontecer. Além de ouvir sons de choro, Nando (Nicolas Trevijano) tem visões sobre o futuro e parece que apenas um deles sobreviverá ao ataque de criaturas demoníacas.

O medo dos confinados aumenta quando Dante (Ravel Andrade) some e reaparece ferido. Segundo o jovem, ele teve contato com forças ocultas. Mas nada passa de uma brincadeira de mau gosto. Entretanto, quando percebem que estão abandonados na Supermax, Dante e Cecília (Vânia de Brito) pedem para sair do programa em vão.

Preocupados com o abandono, o grupo decide encontrar a saída do presídio. Durante a busca, Sabrina (Cléo Pires) fere gravemente a perna em uma armadilha. Ao mesmo tempo, Cecília (Vânia de Brito) fica doente e Bruna (Mariana Ximenes) cuida dela com Timóteo (Mário César Camargo). A doença se agrava, a atriz fica agressiva, perde a consciência e ataca os colegas. Para se defender, os participantes a matam e queimam o corpo para que o vírus não se alastre.

Para salvar Sabrina, Artur (Rui Ricardo Diaz), que se apaixona pela psicóloga, decide procurar sozinho pela saída do presídio e encontra a sala de controle. Lá, acha um produtor morto e descobre o segredo de alguns participantes. Sabrina, por exemplo, foi presa por invadir uma cadeia para soltar seu sequestrador. Bruna era suspeita de matar os pacientes. E Diana (Fabiana Gugli) assassinou o marido ao descobrir que contraiu HIV dele.

Um dos segredos de Janette (Maria Clara Spinelli) foi revelado por Luisão (Bruno Belarmino). Durante um momento em que ficaram presos na dispensa, eles namoraram e o ex-lutador de MMA ficou enfurecido ao descobrir que ela é transexual. Após ser agredida, Janette revelou que sofreu com o preconceito do pai. Para se vingar, ela contratou criminosos para darem um “corretivo” no pai, mas ele não resistiu e morreu.

Tribo

Sergio (Erom Cordeiro) e Bruna (Mariana Ximenes) começaram a namorar no confinamento. Durante outra busca pela saída da penitenciária, a enfermeira desaparece. Enquanto isso, a doença de Augusto (Ademir Emboava) piora e ele é acorrentado para não atacar os colegas. 

Sergio não se conforma com o sumiço de Bruna e junto com Luisão (Bruno Belarmino) procura a saída da cadeia e por Bruna. Dante (Ravel Andrade) segue os dois. Luisão (Bruno Belarmino) aparece desfigurado. O ex-lutador morre depois de soletrar o nome “Baal” e tem o corpo cremado.

O ex-PM encontra Bruna amarrada em uma cruz, cercada por uma tribo e não consegue salvá-la de um estupro. Enquanto isso, Dante (Ravel Andrade) descobre um cemitério de bebês deformados e é preso pela tribo. Baal (Márcio Fecher), líder do grupo, faz um acordo com o jovem. Sergio observa o garoto de longe, mas volta para libertar Bruna do cativeiro.  O casal retorna para a Supermax. Os dois acreditam que só podem sair de lá com a ajuda de todos os jogadores. 

O começo

Durante a construção da Supermax, em 2008, uma doença atingiu operários, prostitutas e outros locais. Além do registro da construção da penitenciária de segurança máxima na Floresta Amazônica, o fotógrafo Mauro (Ravel Cabral) documentou o cotidiano do vilarejo, como as brigas entre as prostitutas e o pastor Nonato (Márcio Fecher). Para o religioso, as garotas de programa eram responsáveis pela disseminação da doença na região.

A população não sabia dos efeitos devastadores do vírus transmitido por uma mosca e os médicos não descobriram a cura. Uma vez infectada, a pessoa ficava imune a dor, sem medo e agressiva. A solução encontrada pelas autoridades foi evacuar a área e matar os doentes.

Ao descobrir que os infectados estavam sendo mortos, Mauro decidiu fugir da região com Nonato, que perdeu a mulher e o filho para o vírus. No meio da fuga, Nonato viu que também estava infectado e pediu para Mauro matá-lo. O fotógrafo não atendeu aos pedidos do pastor e os dois encontraram uma caverna radioativa que estabilizava a doença. Entretanto, Nonato não aceitou a cura depois de perder a família. Ele culpou Deus, matou Mauro e se transformou em “Baal”. Em seguida, ele prometeu curar as prostitutas e formou um bando com elas.  

A fuga

Sergio (Erom Cordeiro) e Bruna (Mariana Ximenes) avisam para Artur (Rui Ricardo Diaz), Sabrina (Cléo Pires), Janette (Maria Clara Spinelli), Diana (Fabiana Gugli) e Timóteo (Mário César Camargo) que precisam de uma estratégia para fugirem da Supermax. Entretanto, eles são surpreendidos com a volta de Dante (Ravel Andrade).

Enquanto isso, Baal (Márcio Fecher) invade o presídio e todos ficam encurralados em uma cela. Pressionado pelos jogadores, Dante revela que Baal só quer as mulheres para poder manter seu legado, uma vez que as mulheres de seu bando geram filhos sem vidas e deformados. O jovem deixa a cela para negociar com Baal e é morto.

Os confinados têm uma chance de sobreviver. Nando (Nicolas Trevijano) mata as vigilantes de Baal e, em seguida, some. Durante a fuga, apenas Sergio, Bruna e Sabrina sobrevivem e lutam contra Baal. O trio é novamente salvo por Nando, que poupa os ex-colegas ao ter uma visão do futuro. O ex-padre foge para a caverna radioativa. Lá, ele se transforma no novo Baal.

Ao encontrarem a saída da Supermax, o trio se depara com toda a produção, incluindo o apresentador Pedro Bial, morta. Sergio nota que eles foram assassinados. As portas da penitenciária abrem, o ex-PM se esconde e as autoridades mandam Sabrina e Bruna voltarem para a cadeia. Elas se negam e são mortas. O único sobrevivente é Sergio.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)