Evandro e Carolina: os protagonistas
EVANDRO (Julio Andrade) - Cirurgião-chefe do Macedão, hospital público na Zona Norte do Rio de Janeiro. Sua mulher, Madalena (Natália Lage), morreu em sua mesa de cirurgia, após ter chegado ao hospital vítima de um acidente de carro. Para suportar a dor do trauma e a solidão, entrega-se ao trabalho e ao vício. Medica-se para lidar com a depressão e a rotina intensa da emergência. É sisudo, mal-humorado, extremamente cético e quase não sorri, mas sério e comprometido em salvar vidas. “Ninguém morre no meu plantão” é a frase que define sua ética de trabalho, perseguida com obstinação e criatividade. Segundo o diretor do seriado, Andrucha Waddington, ele é uma espécie de MacGyver da medicina – referência a um personagem celebrizado no final dos anos 1980 no seriado norte-americano Profissão: perigo, transmitido no Brasil pela Globo. São muitos os exemplos de soluções dadas pelo médico à escassez de materiais e equipamentos do hospital, como um dreno feito com uma mangueira de jardim, logo no primeiro episódio.
CAROLINA (Marjorie Estiano) - Cirurgiã-vascular do hospital. Extremamente religiosa, e sobretudo íntegra e humanitária, seu olhar oferece a conciliação entre religião e ciência – o que se converte em doçura e compreensão com os pacientes. Traz da infância os traumas do abuso que sofria do pai e do suicídio da mãe. Para lidar com esses fantasmas, ela passou a fazer cortes em seu próprio corpo, comportamento que repete como mecanismo de compensação também às frustrações que enfrenta no trabalho.
Marjorie Estiano conta detalhes sobre sua personagem na série ‘Sob Pressão’
Médicos e funcionários do Hospital
SAMUEL (Stepan Nercessian) - É o diretor do hospital e uma espécie de mentor de toda a equipe. Embora seja um homem honesto, muitas vezes se submete à corrupção do sistema para garantir materiais necessários ao funcionamento do hospital e, sobretudo, à vida dos pacientes. Sofre de diabetes e morre na segunda temporada, quando entra em embate com Renata (Fernanda Torres), que veio substituí-lo no hospital.
RAFAEL (Tatsu Carvalho) - Neurocirurgião, cujo ar discreto e misterioso esconde uma traição. No final da primeira temporada, revela que tinha um caso com Madalena, a mulher de Evandro, o que gera uma tensão entre os dois médicos. O compromisso com o trabalho trata de unir novamente os dois.
DÉCIO (Bruno Garcia) - É o clínico-geral. Por não participar diretamente na rotina da emergência, é um profissional mais tranquilo, carinhoso e atencioso com os pacientes. Embora não seja seu papel atuar em cirurgias, às vezes precisa ajudar por falta de equipe. Na segunda temporada, ele assume ser gay, algo mantido em sigilo de sua família e colegas.
AMIR (Orã Figueiredo) - O anestesista galanteador que traz alívio cômico à série. Vive se dividindo entre duas namoradas, Violeta (Letícia Isnard) e Liliana (Renata Gaspar), e não raro faz confusão entre os dias dedicados a uma ou a outra em sua rotina de médico. Eventualmente, elas acabam descobrindo e armam uma armadilha para desmascará-lo.
CHARLES (Pablo Sanábio) - Médico-residente, que muitas vezes assume responsabilidades maiores que o cargo. É um rapaz estudioso, inocente e prestativo, um pouco ansioso e atrapalhado, que tem por Evandro enorme admiração. A partir da terceira temporada, passa a integrar a equipe como um dos médicos profissionais.
JAQUELINE (Heloísa Jorge) - É a enfermeira linha dura, que auxilia os médicos não apenas no cuidado com os pacientes, mas também nas soluções que precisam criar para executar o trabalho. A personagem ganha mais protagonismo na segunda temporada.
KELLY (Talita Castro) - Técnica de enfermagem que trabalha com Jaqueline. Tem uma queda pelo anestesista Amir e, assim como ele, dá leveza aos dramas vividos no cotidiano médico.
ROSA (Josie Antello) - É a recepcionista, quem faz a mediação entre a equipe médica e os familiares que esperam notícias nos corredores do hospital. Também é a responsável por auxiliar os médicos a conseguir informações sobre os pacientes.
CABO SANTOS (Alexandre David) - O vigilante que, volta e meia, tem que apartar alguma crise.
Segunda Temporada
RENATA (Fernanda Torres) - Gestora que chega ao Macedão, na segunda temporada, para ocupar o lugar de Samuel, com a promessa de tornar o hospital uma referência. Está articulada com o governo em um esquema de corrupção que acaba levando ao fechamento do hospital.
HENRIQUE (Humberto Carrão) - Ortopedista que chega para integrar a equipe na segunda temporada. Ausenta-se diversas vezes em serviço e mantém com os colegas um distanciamento arrogante. Envolve-se no esquema de corrupção liderado por Renata, mas, ao precisar amputar a perna de um paciente por falta de material, decide contar tudo aos colegas.
KEIKO (Julia Shimura) - Enfermeira, que chega na segunda temporada para, com Jaqueline, dar suporte à equipe e aos pacientes.
Terceira Temporada
VERA (Drica Moraes) - Infectologista que chega na terceira temporada do seriado. Mau-humorada e ríspida, ela esconde, assim como Evandro e Carolina, um trauma: uma prisão injusta que fez com que perdesse contato com o filho. Embora excelente médica, é descrente do sistema.
GUSTAVO (Marcelo Batista) - Anestesista da terceira temporada.
SIMONE (Jana Guinond) - Enfermeira e trabalha ao lado de Keiko na terceira temporada.
IRMÃ GRAÇA (Joana Fomm) - Madre superiora do hospital São Tomé Apóstolo, em torno do qual gira a terceira temporada. Ela convida Evandro a dirigir o local.