Campanha de lançamento e ações sociais
Sob Pressão pretende tratar de temas pertinentes à realidade brasileira e às urgências da saúde pública do Brasil. Cada episódio termina com uma cartela chamado atenção para cuidados e situações referentes a um problema: de AIDS a tuberculose, de transfobia a câncer, violência sexual a dependência química.
No mesmo intuito, a estreia do seriado foi acompanhada de uma programação especial com reportagens relacionadas à saúde e uma série de ações nas redes sociais. Para a segunda e terceira temporadas, foi feita uma campanha com o Hemorio para doação de sangue.
O S.U.S. que dá certo
Repercutindo histórias
A plataforma criada pela área de responsabilidade social da Globo divulgou vídeos curtos de médicos traçando paralelos com as situações apresentadas no seriado e casos reais.
Drauzio Varella vê rotina do Hospital Geral de Alagoas, em Tudo pela Vida
Seriado e filme
Adaptado de um filme homônimo, lançado nos cinemas em 17 de novembro de 2016, a premissa dos criadores era não contradizer a obra original, mas acrescentar a ela os dramas pessoais dos personagens. O filme apresenta um dia no plantão do hospital Luis Macedo Soares – o mesmo onde se desenvolvem as duas primeiras temporadas do seriado. A dupla de protagonistas se mantém, bem como o diretor do hospital, Samuel, a recepcionista Rosa e a enfermeira Keiko, que integra o seriado a partir da segunda temporada. Andréa Beltrão e Ícaro Silva, que atuam no filme, não estão na versão para a televisão.
A primeira temporada do seriado deu origem a um telefilme Sob Pressão – Heróis da Emergência, centrado no romance de Carolina e Evandro. O filme foi exibido na Tela Quente no dia 24 de outubro de 2018, como parte das ações de lançamento da segunda temporada.
Na primeira temporada, os episódios de Sob Pressão estreavam uma semana antes no Globoplay.
Jorge Furtado, redator final da primeira temporada e supervisor de texto da segunda chegou a estudar medicina durante quatro anos, mas abandonou o curso por falta de vocação.
O ator Julio Andrade teve que lidar com medo de sangue para protagonizar o médico Evandro. As cenas de cirurgia eram feitas com próteses, com sangue. A obra também marcou sua estreia como diretor. Suas ideias durante as gravações fizeram com que Andrucha o convidasse para dirigir dois episódios na terceira temporada, um deles, sozinho. Ele assina o episódio feito em apenas três planos-sequência.
Sob Pressão foi o primeiro trabalho do diretor Andrucha Waddington, premiado no cinema e na publicidade, na televisão aberta.
Atores de peso fizeram participações ao longo do seriado, como Natália Lage, que viveu a mulher de Evandro; Matheus Nachtergaele, interpretando um paciente cego na primeira temporada; e Joana Fomm, a madre superiora que convida Evandro a dirigir o hospital, na terceira.
Prêmios
Sucesso de público e crítica, o seriado foi licenciado para Portugal, Argentina – onde foi um dos programas mais assistidos da TV aberta –, Emirados Árabes, Catar, Itália, Egito e Equador, entre outros.
Foi exibido em festivais internacionais e ganhou quatro prêmios no 31st Festival International de Programmes Audivisuels (2018), em Biarritz, na França: melhor série, melhor interpretação feminina e masculina (para Marjorie Estiano e Julio Andrade, respectivamente) e melhor roteiro.
Julio Andrade e Marjorie Estiano também ganharam o troféu Melhores do Ano, do Domingão do Faustão, de atores de série em 2017. Em 2019, o ator foi premiado novamente.