Por Memória Globo

Acervo/Globo

PRODUÇÃO

Da trama à produção, o realismo é a tônica de Sob Pressão. O seriado contou com a consultoria do médico Marcio Maranhão, autor do livro que inspirou a história, desde sua versão em longa-metragem. Ele não apenas ajudou na preparação da equipe, mas, com um time de instrumentadores, esteve presente em cenas, auxiliando e orientando o manuseio de material e garantindo que os detalhes técnicos das cirurgias fossem seguidos à risca. Todos os atores fizeram laboratórios em hospitais públicos do Rio de Janeiro, e os roteiristas ouviram de médicos e profissionais de saúde as histórias reais que inspiraram os episódios.

As gravações da primeira e da segunda temporada foram feitas, em sua maioria, em partes desativadas do Hospital Nossa Senhora das Dores, em Cascadura, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A locação é a mesma do filme que inspirou a trama. O hospital, à época das gravações, funcionava com 20% de sua capacidade, e as filmagens não alteraram sua rotina. A direção de arte é assinada por Rafael Targat.

Equipe atende a ambulância com muitos feridos em Sob Pressão, 2017 — Foto: Mauricio Fidalgo/Globo

A segunda temporada acrescentou mais locações externas, explorando um pouco o contexto de chegada dos pacientes ao hospital. Destaque para a cena do acidente sofrido por Carolina, gravada com um ônibus de verdade, e o içamento de um paciente obeso em sua casa. Para a caracterização do ator, foram usados aproximadamente 15 quilos de material em próteses à base de silicone. A produção das peças, encabeçada pelo caracterizador especializado em efeitos especiais Pietro Schlager, foram produzidas em cerca de 40 dias. Já o içamento, foi todo real, feito de uma varanda, na altura de 15 metros.

CENOGRAFIA E ARTE

Para ambientar o hospital São Tomé Apóstolo, foi preciso mudar de set na terceira temporada. O cenário foi montado em uma construção no Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro, adaptada para criar uma ambiência similar a de um hospital no subúrbio carioca. Dos quatro mil metros quadrados do espaço, cerca de 2,5 metros quadrados foram cenografados. Entre os detalhes criados, estavam o centro cirúrgico – com todo material necessário, incluindo sangue cenográfico –, paredes de alumínio divisórias e até imagens religiosas nas paredes, uma vez que o hospital seria ligado a freiras.

Julio Andrade nos bastidores de ‘Sob Pressão’. — Foto: Acervo/Globo

FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO

Figurino e caracterização dos personagens procuraram ser o mais simples possível. Para as roupas de Carolina, por exemplo, o figurinista Marcelo Pies procurou usar peças de segunda mão, sempre em tons terrosos e neutros.

Marjorie Estiano em Sob Pressão, 2017. — Foto: Mauricio Fidalgo/Globo

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)