Por Memória Globo

Memória Globo

Moradora de um condomínio de luxo do Rio de Janeiro, Analu tem dinheiro, mas é infeliz. Ela se torna rica após casar com Paulo Hélio (Dan Stulbach), filho de Sarah Garcez (Laura Cardoso) e herdeiro do frigorífico Garcez. O marido, diagnosticado com transtorno obsessivo compulsivo, não sai de casa há dez anos. Sem amigas, ela não recebe carinho nem mesmo do filho, Greg (João Pedro Zappa). O rapaz rejeita a postura da mãe porque ele acha que Analu alimenta as paranoias do pai. Para mantê-lo longe de casa, a mãe matricula o jovem em um colégio interno, o que só aumenta sua rebeldia.

Heloísa Périssé e Dan Stulbach em 'Segunda Dama', 2014 — Foto: Paulo Belote/Globo

Marali é o oposto de Analu. É pobre e vende sacolé para sobreviver no Piscinão de Ramos. Apesar das adversidades, tem muitos amigos e é uma mulher realizada e de bem com a vida. A vendedora tem o apoio da amiga Edinéia (Elizangela). As duas trabalham juntas e também se divertem nas rodas de pagode. Mas para a vida de Marali melhorar, só falta um grande amor. O último candidato foi Edmúcio (Helio de La Peña), o chefe da bandidagem. Apesar de viver na criminalidade, ele tem um carinho especial pela ex e sempre livra a loira das encrencas.

As gêmeas viveram juntas até os nove anos de idade, quando foram separadas apos um trágico acidente familiar. O irmão mais novo das duas morreu afogado enquanto a mãe das crianças, Zilda (Hermila Guedes), havia saído para ir ao mercado. Dinho estava sob os cuidados de Marali que se distraiu com o cão Pipoca. Inconformada com a tragédia, a mãe das meninas doa a filha Marali para um casal criá-la.

Inversão de papéis

As duas irmãs se falaram pouco no tempo que ficaram afastadas. Motivada aparentemente pela insatisfação com a própria vida, Analu (Heloísa Perissé) procura a irmã para pedir ajuda: quer trocar de vida com ela. Surpresa, Marali (Heloísa Perissé) se assusta com a ideia, mas aceita a substituição pelo sentimento de culpa da morte do irmão Dinho. Na pele da irmã dondoca, Marali observa a casa dos Garcez. Enquanto Paulo Hélio fica trancado em sua suíte e, muitas vezes, no “quarto do pânico” – um cômodo especialmente montado no porão para as suas crises –, Greg (João Pedro Zappa) aparece após fugir do colégio interno. O jovem logo percebe que a vendedora não é sua mãe e faz chantagens com a tia.

João Pedro Zappa em Segunda Dama, 2014 — Foto: Estevam Avellar/Globo

O rapaz dá uma festa na mansão e acaba sendo sequestrado. Para sua sorte, ele cai nas mãos de Edmúcio (Helio de La Peña), ex-namorado de Marali. A vendedora resgata o sobrinho e os dois passam a se entender. Marali aproveita para acabar com as desavenças entre pai e filho. Ela também dispensa as empregadas e prepara um jantar improvisado. A atitude da patroa deixa as empregadas Ceição (Carolina Pismel) e Ditinha (Zezeh Barbosa) desconfiadas. Enquanto isso, no conjugado de Marali, Edinéia (Elizangela) desfaz a sociedade com a amiga na venda de sacolés, alegando que ela deixou o serviço para se encontrar com Kaíke (José Loreto). Sem dinheiro, a socialite pede ajuda financeira ao amante. Em seguida, viaja com os documentos da irmã para Ametista do Sul a fim de encontrar a mãe de Paulo Hélio (Dan Stulbach). Chegando lá, Analu empurra Sarah Garcez (Laura Cardoso), que usa cadeira de rodas, para uma cachoeira e a mãe de Paulo Hélio morre afogada.

Fim da troca

Marali (Heloísa Perissé) se sente culpada por ter passado a noite com Paulo Hélio (Dan Stulbach), após tomar umas taças de vinho, e decide acabar com a troca de papéis. Ela volta para casa e descobre por Edinéia (Elizangela) que a sociedade na venda de sacolé foi desfeita e que Kaíke (José Loreto) esteve em seu conjugado.

Analu (Heloísa Perissé) finge ficar ofendida ao saber pela irmã o que aconteceu entre ela e o marido. A socialite volta para a mansão, enquanto Marali resolve investigar a história do amante de Analu com o próprio Kaíke. Ela descobre que a irmã esteve em Ametista do Sul, onde morava Sarah (Laura Cardoso), mãe de Paulo Hélio.

Greg (João Pedro Zappa) pede ajuda a Marali para tirar o pai de casa antes que ele assine uma procuração dando poder para Analu controlar a fortuna da família. Os dois conseguem tirar Paulo Hélio da mansão e Marali conta a verdade para o cunhado. Os dois fogem e se escondem em um barraco cedido por Edmúcio (Helio de La Peña), mas são descobertos após Greg ser seguido pelo detetive Veríssimo (Charles Myara) até a comunidade.

Reviravolta

A polícia prende Marali (Heloísa Perissé) por suspeita de assassinato de Sarah Garcez (Laura Cardoso). Analu (Heloísa Perissé) leva o marido para casa e diz que a irmã é uma psicopata. Ele finge ter comprado um cruzeiro para os dois viajarem, mas a socialite manda Paulo Hélio ir na frente. Enquanto isso, convida o amante Kaíque (José Loreto) para comemorar a vitória. Paulo Hélio flagra os dois juntos.

Laura Cardoso em 'Segunda Dama', 2014 — Foto: Estevam Avellar/Globo

O milionário descobre que a mulher mentia para ele sobre os medicamentos e que a associação de remédio que tomava, poderia até matá-lo. Durante a discussão, Analu revela que Greg (João Pedro Zappa) não é filho dele. Paulo Hélio expulsa a mulher de casa e Analu é surpreendida ao requerer os bens da família: o ex-marido não assinou a procuração. Em seguida, Paulo Hélio vai até a prisão, pede Marali em casamento e consegue que a moça seja solta.

Mas Marali é pega de surpresa quando resolve procurar Paulo Hélio. Ela descobre que Analu também vai ao encontro do ex-marido disfarçada da irmã. As duas brigam e o milionário prende a verdadeira Marali no porão de casa acreditando que ela é sua ex-mulher. Analu dopa o ex-marido e o leva para a comunidade com o intuito de matá-lo. Com a ajuda de Kaíque, Marali é solta do porão e vai atrás dos dois. No entanto, a vendedora é sequestrada pela irmã e descobre que foi ela quem planejou a morte de seu irmão na infância.

Paulo Hélio aciona a polícia, mas a perseguição às gêmeas acaba em tragédia. Marali perde o controle da direção e o carro cai em um rio. A trama dá a entender que quem sobrevive é a vendedora. O seriado termina com Ednéia (Elizangela), Greg e Paulo Hélio se confraternizando com Marali. Mas quem parece estar entre eles é Analu.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)