Por Memória Globo

Memória Globo

PRODUÇÃO

Com um elenco de aproximadamente dez pessoas, Segunda Dama foi gravada em cinco meses. As primeiras imagens mostram cenas da orla carioca, do piscinão de Ramos, do bairro de Marechal Hermes, entre outros lugares do Rio de Janeiro.

Heloísa Périssé em 'Segunda Dama', 2014 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

“Esse projeto sempre nos encantou porque ele fala um pouco do temperamento bem humorado do carioca, que acabou ficando um pouco perdido nos últimos tempos. Toda a história foi narrada com este tom”, descreve o diretor de núcleo Wolf Maya.

Wolf Maya em 'Segunda Dama', 2014 — Foto: Zé Paulo Cardeal/Globo

O elenco é pequeno e cada ator foi escolhido pela  sua personalidade voltada para a comédia. Wolf frisa que “todos os personagens, mesmo as participações menores, possuem uma marca bem definida e que cada um desenha muito bem o universo de Segunda Dama”. 

FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO

O figurino e a caracterização das gêmeas Analu e Marali, interpretadas por Heloísa Périssé, são bem definidos. “As principais características que diferem Analu e Marali são a estrutura do cabelo, a cor do batom e a sobrancelha”, diz Leonardo Almeida, que criou ao lado de Anna Van Steen a caracterização das duas.

Heloísa Périssé e Elizângela em 'Segunda Dama', 2024 — Foto: Memória Globo

Marali é uma mulher da zona norte carioca e tem uma beleza natural. Loira, de cabelos encaracolados, tem a pele bronzeada pela frequência no piscinão de Ramos, onde vende sacolé. Analu é o oposto. Dondoca, o cabelo é liso, tem a pele branca e usa uma maquiagem sofisticada, com a sobrancelha arqueada, que dá um ar de superioridade, arrogância e ambição.

A principal diferença no figurino das duas está na elegância e austeridade de uma e na simplicidade da outra. Para o figurino de Marali, por exemplo, foram buscadas peças em shoppings e em lojas populares do Rio e São Paulo.

CENOGRAFIA E ARTE

Com inspiração no subúrbio romântico dos filmes do espanhol Pedro Almodóvar, Fabio Rangel e Mauro Vicente, cenógrafos de Segunda Dama, reproduziram, em estúdio, dois apartamentos de um conjunto habitacional do bairro de Marechal Hermes, no Rio de Janeiro, onde vive a personagem Marali (Heloísa Périssé). A equipe também projetou no Projac, uma mansão com aproximadamente 400 metros quadrados, que se tornou um set fixo de gravação. Ali era possível gravar takes em 360 graus.

Heloísa Périssé e Hélio de La Peña em 'Segunda Dama', 2014 — Foto: João Cotta/Globo

Além do jogo de câmeras, a cenografia também ajudou nas cenas com as gêmeas. Para aumentar a dúvida de quem era quem, foram usados muitos espelhos nos cenários, principalmente no closet de Analu (Heloísa Périssé), a fim de duplicar imagens e causar estranhamento.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)