Por Memória Globo

Nelson Di Rago/Globo

A estrutura narrativa de 'Plantão de Polícia' foi se modificando ao longo do período de exibição. No primeiro ano, quando o seriado era escrito por vários autores, todos os argumentos eram discutidos em conjunto, e cada autor escrevia um episódio. Nesse período, havia dois eixos temáticos: o humor e a crônica da cidade, com a denúncia da violência e a preocupação com a atualidade. Em Vampiros Tropicais, escrito por Doc Comparato, por exemplo, o repórter investiga o tráfico clandestino de sangue em hospitais, assunto vindo direto das páginas dos jornais.

Na primeira fase do seriado, vários episódios terminavam com o repórter policial frustrado ao perceber que o fato de publicar uma notícia não era suficiente para evitar uma injustiça. 

A crônica da atualidade, com o mapeamento da violência urbana, prevaleceu no segundo ano do seriado. Nesse período, a equipe de roteiristas contava apenas com Aguinaldo Silva, Ivan Ângelo e Doc Comparato. O seriado ganhou dois novos personagens: o fotógrafo mulherengo Gatto (Júlio Braga) e a repórter Gisela (Lucinha Lins), filha do dono do jornal. Ela é namorada de Serra, mas admira o trabalho de Waldomiro Pena.

Em 1981, houve mais mudanças: Waldomiro Pena se cansa das repetidas discussões com Serra e pede demissão do jornal. Como freelancer, ele se afasta do dia a dia da cobertura policial e passa a escrever grandes reportagens, investigando casos de corrupção e fraude. No episódio O Caminho das Estrelas, que inaugurou essa nova fase, Pena investiga a morte de um velho amigo e acaba descobrindo um esquema de tráfico de drogas.

Um botequim passa a ser cenário recorrente do seriado, servindo de ponto de encontro para os personagens e gancho para as histórias. Além de Pena, os personagens principais passam a ser o fotógrafo Gatto, que também pede demissão da Folha Popular; Anselmo (Antônio Pedro), o dono de um botequim; a garçonete Iolanda (Eliane Araújo); e Dagoberto (Carlos Durval), o porteiro do edifício de Waldomiro Pena.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)