Por Memória Globo

Acervo/Globo

A proposta inicial dos idealizadores de 'Plantão de Polícia' era fazer um seriado tipicamente policial. Mas, ao se definir que o protagonista seria um jornalista e não um policial, ficou claro que o programa ganharia mais força se concentrasse seu foco no aspecto humano. Aguinaldo Silva, que estreou em televisão escrevendo 'Plantão de Polícia', foi decisivo na consolidação dessa abordagem. Com uma experiência de quase 20 anos como repórter, boa parte deles na editoria de polícia, o autor ajudou a imprimir ao texto do seriado uma forte carga realista. Outra figura importante foi Haroldo Machado, repórter de polícia de O Globo, que, eventualmente, prestava assessoria aos autores.

Segundo Antônio Carlos Fontoura, um dos autores e diretores de 'Plantão de Polícia', o personagem Waldomiro Pena foi inspirado em Amado Ribeiro e Octávio Ribeiro – mais conhecido como Pena Branca –, lendários repórteres policiais dos anos 1960 e 1970. Outra fonte de inspiração foi Antônio Maria, que, no jornal Última Hora, assinou durante anos a coluna Romance Policial de Copacabana, na qual transformava pequenas ocorrências cotidianas relatadas nas páginas policiais em crônicas de grande riqueza humana e literária.

Por conta do seu trabalho e seu temperamento, Waldomiro Pena era um homem solitário, sem mulher, filhos ou família. À parte os colegas de trabalho, quando se via intrigado com um caso mais enigmático, o repórter só dividia seus pensamentos com um passarinho que criava em uma gaiola de seu apartamento, no Bairro de Fátima, no Centro do Rio de Janeiro. Segundo Denise Bandeira, essa excentricidade do jornalista seria uma homenagem do roteirista Leopoldo Serran ao seriado policial Baretta, sucesso na tela da TV Globo na década de 1970. O detetive Tony Baretta (Robert Blake), costumava conversar sobre os crimes que investigava com uma cacatua, chamada Fred.

Hugo Carvana conta que a composição do personagem foi um exercício natural, para um ator que aprendeu no Teatro de Arena de São Paulo, na década de 1960, a voltar seu olhar para o homem comum, do povo, com seus cacoetes e imperfeições. Por sugestão de Daniel Filho, o ator também conversou com vários repórteres policiais do jornal O Globo e, junto com a colega Denise Bandeira, acompanhou coberturas de batidas policiais, cobriu plantões em delegacias e visitou hospitais e postos do Instituto Médico Legal.

Em 1977, Hugo Carvana interpretou um jornalista chamado Fausto Pena no filme Tenda dos Milagres, de Nelson Pereira dos Santos. Segundo o ator, esse personagem tinha um espírito irreverente semelhante ao do repórter de 'Plantão de Polícia'.

'Plantão de Polícia' foi exibido em diversos países, como Alemanha, Angola, Argentina, Estados Unidos, França, Guatemala, Portugal e Suíça. O seriadoteve alguns dos seus episódios exibidos em 1982 na Semana da TV Brasileira, no National Film Theatre, em Londres, com o nome de Police Beat. Naquele ano, o Canal 4, da BBC, passou a incluir produções da TV Globo em sua programação.

Em 1990, o seriado foi reapresentado em abril de 1990, no Festival 25 Anos.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)