Por Memória Globo

Nelson Di Rago/Globo

No seriado, a realidade de uma parcela menos favorecida da população brasileira era retratada através dos olhos de um médico de uma cidade pequena, o Dr. Rodrigo Junqueira (Francisco Cuoco). O ginecologista se desilude com sua profissão e, por força das circunstâncias, é levado a exercer a medicina em um pequeno hospital de Andorinhas, uma cidade rural no interior do país.

No primeiro episódio, 'Por um Fio de Vida', escrito por Roberto Freire e dirigido por Walter Avancini, Dr. Rodrigo cruza Andorinhas de motocicleta quando Marinho (Paulo Vignolo), um menino que o acompanha a cavalo, cai sobre uma cerca viva e tem o corpo perfurado em vários pontos. Mesmo encontrando o hospital local – há tempos desativado – nas condições mais precárias, o médico consegue realizar uma operação de emergência e salvar a vida do doente. No processo, ele entra em contato com os conflitos existenciais dos pacientes que o procuram em busca não apenas de auxílio profissional, mas também de ajuda pessoal. Rodrigo decide trabalhar em prol da comunidade, lutando diariamente contra a falta de recursos do hospital e a concorrência da medicina caseira, recurso usado pelos habitantes para tratar seus males. Nessa missão, o médico conta com a ajuda da Irmã Júlia (Nicette Bruno), dedicada enfermeira que se torna seu braço-direito; Conceição (Cristina Santos), a divertida atendente do ambulatório; e Isabel (Elaine Cristina), a jovem dona do hospital, que se apaixona por ele.

Autoria: Walther Negrão, Walter George Durst, Roberto Freire, Moacyr Scliar, Ferreira Gullar e Ivan Ângelo | Direção-geral: Fabio Sabag, Walter Avancini | Direção: Ary Coslov, Antônio Abujamra, Alberto Salva e João Alba | Período de exibição: 24/04/1981 – 26/10/1981 | Horário: às sextas-feiras, às 22h10 | N° de episódios: 24

Francisco Cuoco em 'Obrigado, Doutor', 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Lista de Episódios

Por um Fio de Vida (24/04/1981);
Meu Reino Por um Cavalo (01/05/1981);
Uma Bela Adormecida (08/05/1981);
Poema Indigno (15/05/1981);
Go Home (22/05/1981);
O Braço de Ferro (29/05/1981);
Lázaro 81 (05/06/1981);
Glória e a Agonia do macaco Tranchan (12/06/1981);
O Demônio de cada Um (19/06/1981);
Nascer ou Morrer (26/06/1981);
Aventura Perigosa (03/08/1981);
Arma Branca (10/08/1981);
Meu Filho, Minha Vida (17/08/1981);
O Assalto (24/08/1981); 
Cão Danado (31/08/1981);
O Comício (07/09/1981);
Cidadão em Perigo (14/09/1981);
O Cartão Cinza (21/09/1981);
Emergência (28/09/1981);
O Cerco (12/10/1981);
O Preço de um Homem (19/10/1981);
O bode (26/10/1981);
Indesejado (1981) ;
O Explorador da Fé (1981); 

Nelson Xavier e Francisco Cuoco em Obrigado, Doutor, 1981. — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Trilha Sonora

Com repertório selecionado por Guto Graça Mello, a trilha sonora de Obrigado, Doutor contava com 12 canções sobre a vida do homem do campo. 

'Os Males do Brasil São' - Ruy Maurity 
'Nem Anjo Nem Louco' - Renato Teixeira 
'Natureza'
- Rossini 
'Tente Entender' - Renato Teixeira 
'Arado (Terra)'
- Céu da Boca
 'Ciência e Natureza' - composta por Sérgio Luiz, gravada por Edson e Terezinha [tema de abertura] 
'Como Diria Dylan' - Zé Geraldo 
'Outubro'
- parceria de Fernando Brant e Milton Nascimento, na voz do último 
'Vilarejo Livre ' - Jessé 
'Turmalina'
- Banda do Brejo
'Sinal de Amor e de Perigo' - Diana Pequeno 
'Homem do Campo' - Fruto da Terra

Ficha Técnica

Elenco fixo: Cristina Santos – Conceição | Elaine Cristina – Isabel| Francisco Cuoco – Rodrigo Junqueira| Nicette Bruno – Irmã Júlia

Elenco de 'Por um Fio de Vida': Cláudio Corrêa e Castro – Professor | Cristina Isabel – Mãe do bebê |Isabel Camargo – Mulher| Paulo Vignolo – Marinho | Vanclair de Almeida – Homem | Vera Fisher – Helena

Elenco de 'Uma Bela Adormecida': André Villon | Cláudia Ohana | Dirceu Rabelo| Helô Costa | José Mayer | Júlia Miranda | Marcelo André

Autoria: Walther Negrão, Walter George Durst, Roberto Freire, Moacyr Scliar, Ferreira Gullar e Ivan Ângelo
Coordenação de produção: Denise Saraceni, Flora Paolillo e Almeida Santos
Assistentes de produção: Luiz Felipe M. Moraes e Ricardo Raposo | Diretor estagiário: João Albano Cenógrafo: Jorge Moreira
Figurinista: Geny Lourenço
Assistente de figurinista: Úrsula Elisa de M. Rodrigues
Iluminador:
Francisco Carvalho
Diretor de TV:
Fernando Vilella
Editor:
Luiz C. Mascarenhas
Continuísta:
Antônio C. Marques
Assistente de estúdio:
Francisco Marinho
Direção-geral: Fabio Sabag, Walter Avancini
Direção: Ary Coslov, Antônio Abujamra, Alberto Salva e João Albano

Curiosidades

A médica Eliane Castelo Branco orientava a equipe responsável por Obrigado, Doutor para que cada episódio tivesse o máximo de realismo na parte técnica. Nas reuniões de criação, junto com roteiristas, a doutora informava à equipe dados sobre as doenças e questões médicas que seriam abordadas no episódio. Depois que o roteiro era concluído e aprovado pela direção da emissora, o texto voltava às mãos da médica para uma última revisão, em busca de erros técnicos. A doutora também acompanhava as gravações para orientar os atores sobre a melhor maneira de executar procedimentos médicos.Além da consultoria de Eliane Castelo Branco, os roteiros de Obrigado, Doutor se beneficiavam do fato de dois integrantes da equipe de roteiristas – Moacyr Scliar e Roberto Freire – serem médicos de formação.As gravações do seriado foram feitas no bairro de Andorinhas, no distrito de Santo Aleixo, em Magé. Equipe e elenco viajavam três vezes por semana para o local, que fica na Baixada Fluminense, junto às divisas dos municípios de Petrópolis e Teresópolis. Francisco Cuoco já havia feito o papel de médico nas novelas Duas vidas (1977) e Os Gigantes (1979). O seriado marcou a estreia das atrizes Nicette Bruno e Elaine Cristina na Globo.O seriado teve alguns episódios reexibidos em 1985, no Festival 20 anos da TV Globo, e em abril de 1995, no Festival 30 anos.

GALERIA DE VÍDEOS

'Obrigado, Doutor': Marinho sofre um acidente e é levado ao hospital

'Obrigado, Doutor': Marinho sofre um acidente e é levado ao hospital

Cena do primeiro episódio, “Por um Fio de Vida”, em que Isabel (Elaine Cristina) quer transferir Marinho (Paulo Vignolo), opondo-se à opinião do doutor Rodrigo (Francisco Cuoco). Com Nicette Bruno (Irmã Júlia) e Cristina Santos (Conceição).

Cena do primeiro episódio, “Por um Fio de Vida”, em que Isabel (Elaine Cristina) quer transferir Marinho (Paulo Vignolo), opondo-se à opinião do doutor Rodrigo (Francisco Cuoco). Com Nicette Bruno (Irmã Júlia) e Cristina Santos (Conceição).

Cena do primeiro episódio, “Por um Fio de Vida”, em que Marinho (Paulo Vignolo) é salvo pelo doutor Rodrigo (Francisco Cuoco) e Irmã Júlia (Nicette Bruno). Com Elaine Cristina (Isabel).

Cena do primeiro episódio, “Por um Fio de Vida”, em que Marinho (Paulo Vignolo) é salvo pelo doutor Rodrigo (Francisco Cuoco) e Irmã Júlia (Nicette Bruno). Com Elaine Cristina (Isabel).

FONTES

Depoimentos cedidos ao Memória Globo: Fábio Sabag (28/01/2002), Francisco Cuoco (03/04/2002) e Walther Negrão (18/04/2001); Boletim de Programação da Rede Globo 417, 431, 432, 434; ARAGÃO, Diana. “Primeiro trabalho: Obrigado Doutor” In: Jornal do Brasil, 15/04/1981; SCLIAR, Moacyr. “Obrigado Doutor ou a novela do Prev-Saúde” In: Folha de S. Paulo 27/10/1981; SILVEIRA, Helena. “Um pouco de realidade brasileira” In: Folha de S. Paulo, 06/05/1981; “O ator (Cuoco), o diretor (Avancini) e dois médicos falam da estréia de hoje” In: OGlobo, 24/04/1981;.www.imdb.com; www.teledramaturgia.com.br
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)