Nelson Di Rago/Globo

Para o diretor Régis Cardoso, a diferença básica entre a novela e o seriado era que o segundo permitia a crítica de temas da atualidade, o que não é tão fácil em uma novela que tem um enredo muito longo. Em termos de direção, o seriado tinha uma abordagem mais cinematográfica, com um uso mais maleável da câmera.

Antes do início das gravações, o elenco e Régis Cardoso assistiram juntos a alguns capítulos da novela para entrarem novamente em contato com o universo de Sucupira e seus personagens.

Em novembro de 1983, com o falecimento de sua esposa, Janete Clair, Dias Gomes assumiu a supervisão da novela 'Eu Prometo' (1983), que a autora deixara inacabada. 'O Bem-Amado' teve, então, que ser reestruturado para que o autor suportasse a carga de trabalho. Em 1984, passou a ser exibido mensalmente. Nesse ano, foi ao ar o último episódio, 'E Chegamos aos Finalmentes', dirigido por Oswaldo Loureiro.

Em agosto de 1981, ao deixar o cargo de Chefe da Casa Civil, o general Golbery do Couto e Silva, braço-direito do presidente Ernesto Geisel, teria dito aos repórteres: “Não me perguntem nada. Acabo de deixar Sucupira”.

As gravações do episódio 'I Love Sucupira' foram feitas em Washington. Emiliano Queiroz se lembra de uma cena em que ficava correndo para cima e para baixo com um coco nas mãos, deixando desconcertados os guardas que vigiavam a Casa Branca.

O Bem-Amado foi exibido em diversos países, como Angola, Bolívia, Chile, Espanha e Guatemala.

CENSURA

'O Bem-Amado' sofreu bastante com a intervenção dos censores. Em 1982, a Divisão de Censura da Polícia Federal vetou a seguinte frase de Odorico Paraguaçu: “Não tivesse eu jurado fazer de Sucupira uma democracia, mandava botar todos eles num pacote e jogar no mar”.

TRILHA SONORA

A trilha sonora de 'O Bem-Amado' trazia 13 faixas com versões da banda Lira Sucupirana – a bandinha de coreto que atuava na novela – sob a batuta do maestro Zé Preá. De Toquinho e Vinícius, gravação do Coral Som Livre [tema de abertura] (Coisas da Vida), de Abel Silva e Moraes Moreira 'Tá com Medo', 'Tabaréu' (Melô da Pipa), e dos Super Bacanas 'Bate Coração', de Zé Ramalho.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)