Por Memória Globo

Alex Carvalho/Globo

Produção

Todo o seriado foi gravado no Rio de Janeiro. Foram 243 cenas feitas em 40 dias de gravações externas, e 171 cenas em 20 dias de estúdio na Central Globo de Produção (Projac). Para dar agilidade à narrativa, imprimindo ritmo e dramaticidade às cenas, a câmera nunca estava sobre tripés. O seriado contou com, aproximadamente, 80 atores, entre elenco fixo e participações especiais.

As equipes de figurino e caracterização do seriado trabalharam com cores escuras e frias, optando por um visual quase documental.

Ana Beatriz (Ana Paula Arósio), por exemplo, vestia roupas que revisitavam as linhas consagradas pela marca Chanel. Ela usava muitas saias, tailleurs e blusas com dobras e volumes. O romantismo da personagem ficava expresso em seus broches em forma de flor. Ana Beatriz usava maquiagens em tons de vinho e rosa claro.

Para compor o visual de Célio (Leonardo Machado), a equipe de caracterização se inspirou em Warren Beatty quando jovem. No guarda-roupa, o juiz tinha ternos com cores sóbrias, sem nenhum rebuscamento, espelhando a sobriedade da profissão.

Gabriela (Luana Piovani), quando estava no trabalho, usava cabelo preso, com uma trança embutida. Sua maquiagem era solar, na gama dos tons dourados. A caracterização da personagem foi inspirada nas das atrizes Angelina Jolie, no filme Lara Croft, e Cecilia Roth, no seriado Epitáfios. O figurino expressava os dois lados da personagem: jeans para trabalhar e vestidos soltos e moletons para ficar em casa. Nas sequências de ação, Gabriela estava sempre com colete, cinto e coldres para portar as armas. As balas utilizadas nas cenas eram de festim.

Ademir (Samuel de Assis) tinha um perfil mais despojado, mas estava sempre de barba feita. Ele usava sobreposições de blusas claras e escuras.

Edgar (Henri Castelli) e Nininha (Monique Alfradique) formavam o casal mais contemporâneo da trama. Os dois usavam cabelos com cortes assimétricos. Ela vestia saias balonês e blusas tomara que caia.

Maria Clara (Carolina Ferraz) usava cabelo na altura do ombro, penteado com as pontas para fora, com uma maquiagem de tom natural e batom rosa. Já Maurício (Márcio Garcia) se vestia de acordo com as situações, sempre pronto para matar.

O senador Viegas (Luis Melo) e sua esposa Eunice (Ângela Vieira) eram mais clássicos. As joias da personagem foram desenhadas especialmente para o seriado. O cabelo dela foi inspirado no desfile da coleção de inverno da Chanel, com ar de anos 1960. O cabelo da atriz foi clareado e recebeu uma peruca para dar volume e o formato desejado. A personagem costumava usar batom e unhas vermelhas. Já Viegas era grisalho nas têmporas e usava colarinho branco, sua marca registrada. 

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)