Por Memória Globo

Nelson Di Rago/Globo

Marta foi uma das primeiras mulheres a exercer a profissão de ginecologista e obstetra no Brasil. Por sua dedicação ao trabalho, é reconhecida por toda a comunidade médica no país. A personagem, conservadora e politicamente correta, é a responsável pela clínica Machado de Alencar e julga todos os seus erros com muito rigor.

Patrícia Pillar no seriado Mulher, 1998 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

A jovem Cristina Brandão é médica dedicada e idealista, filha de uma tradicional família mineira, e sempre lutou por conta própria para realizar seus sonhos. A personagem alterna a competência da sua vida profissional com o caos da vida pessoal.

Cena do primeiro episódio do programa, “O Princípio de Tudo”, em que Marta (Eva Wilma) e Cristina (Patrícia Pillar) se conhecem ao fazer o parto de uma jovem (Natália Lage) em pleno voo.

Cena do primeiro episódio do programa, “O Princípio de Tudo”, em que Marta (Eva Wilma) e Cristina (Patrícia Pillar) se conhecem ao fazer o parto de uma jovem (Natália Lage) em pleno voo.

Marta e Cristina se conhecem no episódio de estreia do seriado, 'Princípio de Tudo', durante um voo para o Rio de Janeiro. No avião, uma jovem grávida de oito meses (Natália Lage) passa mal e as duas médicas tem que realizar o parto de emergência durante o voo. Martha fica impressionada com a atuação de Cris e a convida para trabalhar na Clínica Machado de Alencar. Cris aceita o convite, e as duas passam a compartilhar os dramas e as dificuldades das pacientes da clínica. Elas também precisam lidar com o médico Afrânio (Cássio Gabus Mendes), dono da clínica e profissional com uma ética duvidosa.

Histórias e dramas humanos

O cotidiano da clínica é movimentado pelas histórias dos funcionários e pacientes. Cada episódio compreende três histórias: uma central, mais forte; outra que lhe faz contraponto, em geral mais leve e cômica; e uma terceira, que se passa entre os personagens do elenco fixo.

O seriado 'Mulher' abordou questões como gravidez na adolescência, aborto, eutanásia, síndrome de Down, frigidez, violência contra a mulher e câncer de mama. As histórias enfatizavam as relações humanas, a forma como as pessoas reagiam diante dos problemas. Alguns episódios trataram de temas com implicações sociais e psicológicas, como gravidez prematura, ameaça de demissão de mulheres grávidas, adultério, filhos perdidos e relacionamento entre mãe e filha.

Até mesmo a doutora Marta viveu um momento dramático no seriado, quando foi obrigada a tirar um seio por causa de um câncer de mama. A história foi ao ar no episódio 'Casa de Ferreiro, Espeto de Pau'.

Cena do episódio “Casa de Ferreiro”, em que Marta (Eva Wilma) descobre por acaso um câncer na mama.

Cena do episódio “Casa de Ferreiro”, em que Marta (Eva Wilma) descobre por acaso um câncer na mama.

A clínica contava ainda com Telma (Lúcia Alves), a enfermeira-chefe, companheira e velha amiga de Marta; o enfermeiro Amaury (Paulo Barbosa), espécie de guardião da clínica, que se torna um dos principais aliados de Cris; Carlos (Maurício Mattar), filho da doutora Martha; Nilo (Ricardo Pavão), o motorista de táxi que atende os pacientes da clínica; e Shirley (Carla Daniel), amiga de Cris, com quem a médica divide um apartamento e confidências. No segundo ano de exibição, o seriado passou a contar com a participação de Alexandre Borges e Eduardo Galvão, como os namorados de Cris e Shirley, respectivamente. 

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)