Por Memória Globo

João Miguel Júnior/Globo

Antes da estreia do seriado, os personagens Mister Brau (Lázaro Ramos) e Michele (Taís Araújo) apresentaram as músicas 'Perdão, Michele' e 'O amor é uma aventura' no programa 'Domingão do Faustão'. Lázaro Ramos gravou toda trilha sonora de 'Mister Brau'. Uma das canções, '6G', foi composta por Jorge Furtado, Sergio Valente, diretor da Central Globo de Comunicação, PC e Ricardo Leão.

Alexandre Romano é o diretor do clipe de abertura de 'Mister Brau'. “Nossa inspiração foi a trajetória do personagem até ele se tornar a estrela pop. Um cara cheio de influências, referências culturais e estéticas que fazem dele um ídolo ímpar”, explica. A tecnologia foi essencial para que a abertura tivesse o resultado esperado: “Gravamos com uma câmera de alta resolução, a 6K, que possibilitou reposicionarmos na edição e composição os figurinos e movimentos diferentes que gravamos dando ritmo e continuidade com a música”.

Mister Brau (2015): Abertura

Mister Brau (2015): Abertura

'Mister Brau' contou com participações especiais da cantora Alcione (Tia Marizilda) e das atrizes Alessandra Maestrini (Priscila), Carol Macedo (Luzia), Guta Stresser (Maria Augusta) e Fernanda Montenegro.

Alcione e Kiko Mascarenhas em Mister Brau — Primeira Temporada, 2015 — Foto: Caiuá Franco/Globo

O cantor Mumuzinho participou como ele mesmo e ainda fez um clipe ao lado de Mister Brau. As atrizes Alinne Moraes, Paolla Oliveira e Grazi Massafera também participaram em um sonho de Michele. Além disso, Fátima Bernardes recebeu o casal de artistas no programa 'Encontro com Fátima Bernardes'.

Mumuzinho em Mister Brau — Primeira Temporada, 2015 — Foto: Caiuá Franco/Globo

A série, que substituiu 'Tapas & Beijos', virou notícia na Inglaterra por abordar o racismo no Brasil. O jornal britânico The Guardian publicou um artigo, no dia 7 de outubro de 2015, mostrando como a participação negra na dramaturgia brasileira é restrita e carregada de preconceito. O casal protagonista foi descrito como o Jay Z e a Beyoncé brasileiros e a participação da dupla foi apontada como uma importante tentativa de mudar o racismo presente na televisão nacional.

É uma família negra com características de famílias negras. Não é aquela família negra que queria fingir que é uma família branca. Mister Brau e Michele Brau é isso, tipo: 'Cara, a gente vai comprar essa casa e vai encher de galera essa casa. A nossa galera é que faz a gente feliz'. É uma família negra rica com cultura de famílias negras sem abrir mão dos seus valores. Isso é uma mensagem bastante importante."
— Taís Araújo, em depoimento ao Memória Globo (03/07/2024)

Lázaro Ramos e Taís Araujo em Mister Brau — Primeira Temporada, 2015 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Na vida real, Lázaro e Taís são casados e têm dois filhos. Os dois trabalharam juntos na novela 'Cobras & Lagartos', em 2006, e no seriado 'Amor e Sorte', em 2020.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)