Por Memória Globo

Estevam AVellar/Globo

Cenografia e Arte

A cidade cenográfica de 'Malhação Seu Lugar no Mundo' tem destaque na 20ª temporada da novela teen. Assinada pelo cenógrafo titular Keller Veiga, ela é a maior da história de todas as temporadas, quase o dobro da edição anterior. Com 4.200 m², o espaço reúne as casas de Vanda (Solange Couto) e de Sueli (Inez Viana), o hostel em que Uodson (Lucas Lucco) trabalha e Ciça (Julia Konrad Viezzer) é hóspede, o parque de skate onde a maioria dos alunos passa o tempo livre, além dos colégios antagonistas Dom Fernão e Leal Brazil. “Pelas próprias instalações você vê a diferença de qualidade e tratamento entre as duas escolas. Criamos uma periferia que pode ser de qualquer lugar do país com suas particularidades como áreas mais bem cuidadas e outras abandonadas pelo poder público ”, destaca Keller.

Keller Veiga, cenógrafo de Malhação Seu Lugar no Mundo, 2015 — Foto: João Cotta/Globo

Manobras radicais

O parque de skate de 'Malhação Seu Lugar no Mundo' foi palco das manobras do campeão mundial no esporte Bob Burnquist. O skatista gravou uma participação especial na novela e e, em uma das cenas, desbravou as pistas e rampas do espaço. Na trama, logo após uma manobra no parque, Bob é surpreendido por Artur (Gabriel Kaufmann) e Beto (Maicon Rodrigues). Fãs assumidos do skatista, eles pedem uma selfie e descobrem que o campeão está no bairro para assistir à apresentação da dançarina Viviane Macedo no colégio Leal Brazil. Bob segue para a escola, onde encontra o diretor da instituição, Menelau (Marcos Frota), e Viviane antes do show para cumprimentá-los. “Eu fico feliz de ver como a dança mudou a sua vida, como o skate mudou a minha”, Bob fala, durante a cena.

O skatista Bob Burnquist em Malhação Seu Lugar no Mundo, 2015 — Foto: Caiuá Franco/Globo

Participação especial

Uma das revelações da música carioca, o cantor Nego do Borel estreia na televisão em participação especial em 'Malhação'. Cleiton, o chapeiro da lanchonete Papo Sério, é um talento na cozinha e uma promessa para os palcos. O jeitão descolado e as cantorias durante o trabalho são sua marca registrada. Brincalhão e alto astral, ele não perde a chance de soltar uma piada, especialmente quando pedem uma canja como cantor: “A freguesia tem sempre razão. Mas não esqueçam que a mercadoria exposta, no caso, eu, é pra uso exclusivo da casa”.

Livian Aragão, Gabriel Kaufmann, Nego do Borel, Cynthia Senek e Bruno Montaleone em Malhação Seu Lugar no Mundo, 2015 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Eu toco piano, mas meu forte é cantar.
— Nego do Borel
Mais do memoriaglobo
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)