Por Memória Globo

João Miguel Júnior/Globo

PRODUÇÃO

No ano de 2002, 'Malhação' foi o primeiro produto de dramaturgia da Globo a utilizar o streaming live, em que os fãs podiam acompanhar pelo site os bastidores do programa, com ensaios, orientações dos diretores e diversas brincadeiras que os atores faziam nos intervalos das gravações, numa seção batizada de “Malhação ao Vivo”.

O ator Miguel Thiré, o intérprete de Charles Jr, era um dos que mais se divertia com os internautas, sumindo e aparecendo de formas diversas e inesperadas. Juliana Silveira e Mariana Hein chegaram a improvisar uma coreografia exclusiva para a web, e Sérgio Hondjakoff fez um cartaz declarando seu amor pelos fãs e pedindo que continuassem acessando o site do programa.

A estreia da ferramenta foi no dia 2 de setembro, uma segunda-feira, e o número de visitantes do site foi surpreendente. Para tornar possível o projeto, uma câmera aberta foi instalada na cidade cenográfica captando o plano geral das gravações. O sinal da câmera era captado por rádio e transmitido para o MG2, nos Estúdios Globo, onde uma máquina ficava em comunicação com o servidor de vídeo da Globo.com, com circuito dedicado. As transmissões aconteciam duas vezes por semana, por um período de cerca de uma hora.

CURIOSIDADES

Essa temporada de 'Malhação Múltipla Escolha' marcou a estreia do ator Cauã Raymond na Globo.

Cauã Reymond em Malhação, 2002 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Marcou também o reencontro, após 15 anos, dos atores Kadu Moliterno e André de Biase, que viveram os heróis Juba e Lula nos seriados de aventura Armação Ilimitada (1985) e Juba & Lula (1989). As cenas em que os personagens de Kadu e André – César e Vinícius, respectivamente – se conhecem foram realizadas na Praia da Macumba, Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. No capítulo que foi ao ar no dia 21 de junho, Vinícius salva a filha de César, Kailani (Letícia Colin), que está se afogando no mar. Nos intervalos da gravação, André pegou emprestada uma prancha da equipe de dublês para pegar onda.

Kadu Moliterno e André Di Biase em Malhação, 2002 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Participações especiais

Entre as participações especiais da temporada estavam Adriano Reys, Anna de Aguiar, Antonio Pedro, Bel Kutner, Betina Vianny, Bruna Pietronave, Carlos Burle, Castro Gonzaga, Cláudio Correa e Castro, Ernani Moraes, Eva Todor, Guilherme Medaglia, Hailton Farias, Ilva Niño, Ilya São Paulo, Jardel Mello, Juan Alba, Licia Magna, Luiz Magnelli, Lupe Gigliotti, Marcelo Saback, Mariana Richard, Marie Lanna, Marisol Ribeiro, Matheus Tayrone, Norma Geraldy, Oswaldo Louzada, Ricardo Pavão, Rodolfo Freitas e Rosana Oliveira.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)